“PAIS e FILHOS (à moda antiga); isto é: Pais também engloba Mães, Filhos e Filhas, na Toponímia”.

José João Farinha Júnior e José Farinha; Pai e Filho, na Toponímia de Lisboa.

 

Praça José JoãoJOSÉ JOÃO FARINHA JÚNIOR, Médico e Farmacêutico, nasceu em Elvas, a 18-12-1884, e faleceu em Lisboa, em 1972. Filho de José João Farinha e de Maria Alexandrina da Conceição Félix Farinha. José João Farinha Júnior frequentou o seminário mas, quando tinha 18 anos, faleceu o seu pai e foi obrigado a assumir as responsabilidades da família, como filho mais velho e a contribuir para o sustento da casa, pelo que abandonou o seminário e empregou-se na Farmácia Mouta, como praticante de farmácia. A trabalhar e a estudar conseguiu, em dois anos, fazer a equivalência aos estudos liceais da época para prosseguir os seus estudos para a Universidade de Coimbra, onde se licenciou em Farmácia, no ano de 1907, com 22 anos. Foi professor, por volta de 1914, no Colégio Elvense, função que desempenhou até 1922, tendo leccionado Físico-Química, Matemática e Latim. Devido à doença de seu filho, José Farinha, que por longos períodos ficava internado no Sanatório Marítimo de Carcavelos, acabou por se fixar em Lisboa no ano de 1924. Já no ano anterior, José João Farinha Júnior, então com 39 anos, tinha vindo para Lisboa como secretário do ministro João Camoesas. Em 1925, aos 41 anos, José João Farinha Júnior, foi colocado no Colégio Militar como capitão farmacêutico e, nesta instituição, exerceu as funções de Director de Farmácia, bem como de professor e regente de estudos, para além de ter ajudado a fundar o laboratório de química e análises. Os “Meninos da Luz”, alcunharam-no de “farmacoco”, pela sua dedicação ao laboratório. Em Novembro de 1935 licenciou-se em Medicina, na Universidade de Lisboa. O Doutor Farinha, que morou durante cerca de 50 anos em Carnide, Lisboa, era conhecido pelo “Pai dos Pobres”.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Carnide, Edital de 26-11-2001).

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa – Toponímia de Lisboa”

PENTAX Image

JOSÉ Fernandes de Oliveira Prata FARINHA, Escultor, nasceu em Elvas, a 03-01-1912, e faleceu em Lisboa, em 1979. Filho de José João Farinha Júnior e de Mariana Encarnação Oliveira Prata Farinha. José Farinha tinha apenas 6 anos de idade quando foi afectado pela doença. A família viu-se obrigada a mudar-se para Lisboa para que recebesse tratamento adequado. Esteve várias vezes internado no Sanatório da Parede mas, acabou por ficar deformado. Quando tentou frequentar o curso de Escultura na Escola Superior de Belas Artes, foi desaconselhado a fazê-lo, tendo sido muito perseguido pela direcção da escola. Mas a arte e mais precisamente a escultura era a sua paixão, aquilo que fez durante toda a vida. A obra escultórica de José Farinha é muito variada e o seu espólio artístico muito valioso.

Da sua obra fazem parte os bustos e máscaras de adultos e crianças não identificados e outros que são retratos como os de Alves Redol, de Aquilino Ribeiro, de Emmanouel Pappámikail, cônsul da Grécia, do Dr. Carlos Alberto Lança e outras. José Farinha, que colaborou com o arquitecto Pardal Monteiro, foi autor de inúmeras esculturas entre as quais se contam as situadas nas seguintes artérias: Rua Alfredo Cortez, 4 e 9; Avenida do Brasil, 170 e 172; Campo Grande, 386; Rua Conde de Redondo, 56; Rua D. João V, 29 E 31; Rua das Furnas; Avenida João Crisóstomo, 8; Avenida 5 de Outubro; Rua da Prata, 119; Avenida da República, 108; Avenida de Roma, 38 e 52; Avenida Santa Joana da Princesa, 19; Rua Visconde de Santarém, 2.

Dedicou-se também à medalhística executando entre outras, medalhas comemorativas da adesão de Portugal à OIT, dos 500 anos da publicação de «Os Lusíadas», do VII centenário da chegada das relíquias de S. Vicente à Sé de Lisboa e do 25 de Abril.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Carnide, Edital de 26-12-2001, ex-Rua A da Quinta do Bom Nome).

Fonte: “Câmara Municipal de Lisboa – Toponímia de Lisboa”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: