“PAIS e FILHOS (à moda antiga); isto é: Pais também engloba Mães, Filhos e Filhas, na Toponímia”.

Rainha Dona Brites e Dom Pedro I, Mãe e Filho, na Toponímia de Lisboa.

 

rua-rainha-dona-britesRAINHA DONA BRITES, nasceu em Toro (Espanha), em 1293, e faleceu em Lisboa, em 1359. Foi Rainha de Portugal pelo casamento com Dom Afonso IV, realizado em 1309. Era filha de Dom Sancho IV, Rei de Castela. Brites é a forma arcaica de Beatriz.

Na sua acção pacificadora, como sua sogra, a Rainha Santa Isabel, procurou reconciliar seu marido e seu filho Dom Pedro, aquando da tragédia de Dona Inês de Castro. Defendeu costumes severos na corte e fundou algumas obras pias e as Mercearias, obra de benemerência que antecedeu as Misericórdias, da Sé de Lisboa, onde jaz sepultada na sua capela-mor.

Teve sete filhos: Dom Afonso, Dom Dinis, Dom João, (herdeiro ao trono), Dona Maria (Rainha de Castela), Dona Isabel e Dona Leonor (Rainha de Aragão).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (Freguesia de Benfica, Edutal de 11-03-1999); Sintra (Freguesia de Belas).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 85 e 86).

 

Parque das NaçõesDOM PEDRO I, o Justiceiro, o Cruel, Rei de Portugal desde 1357, nasceu em Coimbra, a 08-04-1320, e faleceu em Estremoz, a 18-01-1367. Filho de Dom Afonso IV e de Dona Beatriz, casou em 06-02-1336 com Dona Constança Manuel, que veio para Portugal apenas em 1340. Tinha ela ao seu serviço a jovem fidalga galega Dona Inês de Castro, por quem Dom Pedro se apaixonou e que lhe deu quatro filhos. Morta Dona Constança, no ano de 1345, em grande parte de desgosto, passou o príncipe a viver maritalmente com Dona Inês. Para além do ascendente que os irmãos desta iam tendo no ânimo de Dom Pedro (o que já de si constituía grande perigo para a independência de Portugal) havia o prerigo, corrente naquela época, de os bastardos se candidatarem à sucessão do trono, contra o herdeiro legítimo. Dom Afonso IV convenceu-se da necessidade do afastamento de Dona Inês de Castro. Esta foi, segundo parece, julgada e degolada em 07-01-1355. Em face disso, Dom Pedro tomou armas contra seu pai, só tendo realizado um entendimento com o monarca em 15-08-1355. Uma vez no trono (28-05-1357), Dom Pedro pretendeu provar ter casado, c. 1353, com Dona Inês de Castro, e impôs que, por isso, a reconhecessem como verdadeira rainha de Portugal. Em 1360 mandou fazer os túmulos de ambos em Alcobaça (obra-prima da escultura funerária em Portugal), onde veio a repousar ao lado de Dona Inês. Sofrendo de extrema gaguez e de epilepsia, deu provas de clara excentricidade e desequilibrio de temperamento. A sua preocupação de justiça espectacular aliava-se a uma crueldade de sádico, de que foi índice a execução de dois dos responsáveis pela morte de Dona Inês de Castro. Contudo, conseguiu evitar guerras e melhorar as finanças do País. Folgazão i impulsivo, atendeu sobretudo à voz do povo, que, por isso, esquecendo os seus excessos indesculpáveis, dizia à sua morte que «ou não havia de ter nascido ou nunca havia de morrer».

O seu nome faz parte da Toponímia de: Alcobaça; Almada (Freguesia da Charneca de Caparica); Cascais (Freguesias de Cascais e Alcabideche); Elvas; Lisboa (Freguesia do Parque das Nações, Edital de 16-09-2009, Rua Pedro e Inês); Loulé; Loures (Freguesia de Camarate); Matosinhos (Freguesia de Leça do Balio); Mirandela; Odivelas (Freguesia da Pontinha); Ponte de Lima; Salvaterra de Magos; Santarém; Sines; Sintra (Freguesias de Agualva Cacém e Casal de Cambra).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 406).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: