“Vasco Teixeira, o fundador da “Porto Editora”, se fosse vivo faria hoje 100 anos de vida”

 

1444_B2O fundador da Porto Editora, se fosse vivo, faria hoje 100 anos de vida. Aqui ficam alguns dados biográficos deste Pedagogo e, o primeiro Logótipo da Porto Editora.

 

VASCO TEIXEIRA, Professor, nasceu na Freguesia da Granja Nova (Tarouca), a 03-09-1916, e faleceu no Porto, a 18-04-1987. Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas pela Faculdade de Ciências da Universidade de Coimbra. Ainda durante o período final de licenciatura exerceu funções docentes no antigo Colégio Universal do Porto, chegando a ser seu Sub-Director. Um ano mais tarde, Vasco Teixeira trocou a docência do Colégio Universal pela docência universitária de Química na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. O contacto regular e muito próximo com a realidade docente e discente do ensino liceal e universitário da época permitiu-lhe rapidamente compreender a grande lacuna existente ao nível das edições destinadas ao ensino.

Homem dotado de elevado espírito empreendedor e de rasgada visão estratégica profissional, alicerçados numa conduta irrepreensível em termos humanos e sociais, rapidamente desenvolveu a ideia de fundar uma Editora Escolar. É assim que nasce, em 02 de Maio de 1944, a Porto Editora, destinada fundamentalmente a Editar a Bibliografia para vários níveis de Ensino. No seu percurso da docência universitária subiu à categoria de Assistente do quadro depois de, em 1949, ter concluído no Porto o Doutoramento preparado em Madrid. Mais tarde passou à categoria de Professor Auxiliar, nunca querendo fazer o concurso para ascender a Professor Catedrático por considerar não poder dispor de todo o seu tempo para a Universidade devido à existência das suas funções na Editora.

Como responsável máximo da Porto Editora, rapidamente a guindou ao primeiro plano do mundo editorial nacional, situação que se mantém até hoje. A forma correcta e humana com que sempre tratou os que lhe eram próximos – desde os colaboradores da Porto Editora aos alunos universitários – granjeou-lhe a admiração geral.

Casado em 1953 com Rosália Teixeira, teve uma filha e dois filhos. Todos eles, juntamente com a mãe, administram os desígnios da Porto Editora. Legou aos seus descendentes uma empresa com um percurso invulgar no cômputo das edições nacionais, e que continua nos nossos dias a mostrar a capacidade de inovação, nomeadamente pelo pioneirismo demonstrado no mundo das novas tecnologias, sobretudo em termos de produtos de multimédia e da disponibilização de conteúdos on-line.

Vasco Teixeira deixou ainda obra ao nível dos trabalhos científicos, tendo escrito, entre outros opúsculos: Contribuição Para o Estudos dos Fenómenos de Sobretensão Catódica, Regras de Nomenclatura de Química Orgânica, e Relações de Oxidação-Redução de Glúcidos.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Tarouca (Freguesia da Granja Nova).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: