“PAIS e FILHOS (à moda antiga); isto é: Pais também engloba Mães, Filhos e Filhas, na Toponímia”.

Gil Eannes e Gil Leonel, Pai e Filho, dois Navegadores Portugueses, na Toponímia de Lagos.

 

gil-eanesGIL EANES (também aparece grafado como GIL EANNES), natural de Lagos, Navegador do Século XV, e Escudeiro do Infante Dom Henrique, foi o primeiro a ultrapassar o cabo Bojador (1434), capitaneando uma barca após 15 tentativas infrutíferas feitas por outros navegadores do Infante. Participou seguidamente na exploração da costa africana: em 1435 atingiu a Angra dos Ruivos, em 1444 chegou às Ilhas de Naar e Tider, em 1445 aportou a Arguim e em 1446 pisou solo da Gâmbia.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Abrantes; Albufeira; Alenquer (Freguesia do Carregado); Almada (Freguesias de Caparica e Costa de Caparica); Amadora; Benavente (Freguesia de Samora Correia); Barreiro (Fregueaias do Lavradio e Santo António da Charneca); Braga; Caldas da Rainha; Campo Maior; Cascais (Freguesias de Alcabideche, Carcavelos, Cascais e São Domingos de Rana); Coimbra; Entroncamento; Évora; Faro; Funchal; Gondomar (Freguesia de Rio Tinto); Guimarães; Ílhavo (Freguesia da Gafanha da Nazaré); Lagoa (Freguesia do Parchal); Lagos (Freguesia de São Sebastião); Leiria; Lisboa (Freguesia de Belém); Loulé (Freguesia de Quarteira); Loures (Freguesias de Loures, Santa Iria de Azóia, Santo António dos Cavaleiros, São João da Talha, São Julião do Tojal e Unhos); Maia; Matosinhos (Freguesia de São Mamede de Infesta); Mealhada; Moita (Freguesias de Alhos Vedros, Moita e Vale da Amoreira); Monção (Freguesia de Cortes); Montemor-o-Novo; Montijo; Nazaré; Odivelas (Freguesias de Caneças, Odivelas e Pontinha); Oeiras (Freguesia de Linda-a-Velha); Olhão; Ovar (Freguesia de Esmoriz e Ovar); Palmela (Freguesias de Palmela, Pinhal Novo e Quinta do Anjo); Peniche; Portimão; Porto; Porto de Mós (Freguesia de Mira de Aire); Santo Tirso; São João da Madeira; Seixal; Sesimbra (Freguesia da Quinta do Conde); Setúbal (Cidade de Setúbal e Azeitão); Silves (Vila de Silves e Freguesias de Armação de Pêra e Pêra); Sintra (Freguesias de Algueirão-Mem Martins, Casal de Cambra, Queluz e Rio de Mouro); Tavira (Freguesia de Cabanas de Tavira); Torres Vedras (Freguesias de A-dos-Cunhados e São Pedro da Cadeira); Trofa; Valongo (Freguesia de Campo); Vendas Novas; Viana do Castelo; Vila do Conde (Cidade de Vila do Conde e Freguesias do Mindelo, Retorta e Touguinha); Vila Nova de Gaia (Cidade de Gaia e Freguesia de Pedroso); Vila Real de Aanto António (Freguesia de Monte Gordo).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 197).

Fonte: “Vultos na Toponímia de Lagos”, (de Silvestre Ferro, Edição da Câmara Municipal de Lagos, 2007, Pág. 167)

 

lagos-0042GIL LEONEL, Navegador, natural de Lagos. Era filho de Gil Eanes, Moço de Câmara do Infante D. Henrique. Participou na expedição de 14 Caravelas armadas em Lagos, em 1445.

Em 1446, foi nomeado Escrivão das Sisas em Lagos. Em 1449 já era Escudeiro. Em 1456 armou uma Caravela para ir à Guiné, de parceria com Rui Lourenço de Reixa e outros moradores em Lagos.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lagos (Freguesia de São Sebastião).

Fonte: “Vultos na Toponímia de Lagos”, (de Silvestre Ferro, Edição da Câmara Municipal de Lagos, 2007, Pág. 257)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: