“Marido e Mulher”, na Toponímia do mesmo Município.

Bernardo Marques e Ofélia Marques, Marido e Mulher, dois Pintores na Toponímia do Município de Almada.

 

bernardo-marquesBERNARDO Loureiro MARQUES, Pintor, nasceu em Silves, a 21-11-1899, e faleceu em Lisboa, a 28-09-1962. Foi casado com a Pintora Ofélia Marques. Frequentou a Faculdade de Letras de Lisboa, que abandonou para se dedicar à Caricatura, ao Desenho, à Pintura e ao contacto com a juventude, na Escola António Arroio, onde foi Professor.

Artista pertencente à segunda geração do Modernismo português, teve um papel importante no movimento como desenhador e ilustrador de elevado talento e sensibilidade.

O seu trabalho caracteriza-se pelo traço elegante e estilizado e pelo aprofundamento da anotação gráfica do desenho, organizando um sistema de signos soltos, próximos dos arabescos de Matisse. Estreou-se, em 1920, na III Exposição dos Humoristas Portugueses.

Dedicou-se à caricatura da cidade de Lisboa em estilo descomprometido, foi desenhador permanente da Ilustração Portuguesa, e desenvolveu algumas experiências na área da decoração, em 1937, no pavilhão português da Exposição Internacional de Paris e, em 1939, nos pavilhões de Nova Iorque e São Francisco. Foi também colaborador artístico na decoração do pavilhão da colonização da Exposição do Mundo Português.

A qualidade da sua obra obteve o reconhecimento público, levando-o a ser considerado um dos melhores desenhadores portugueses de exterior. Foi director gráfico das revistas Panorama (1941-1950), Litoral (1944-1945), e Colóquio (desde o primeiro número até á sua morte).

Foi galardoado com os Prémios de Aguarela e de Desenho na Exposição de Artes Decorativas da Fundação Calouste Gulbenkian. O seu trabalho encontra-se representado no museu desta fundação.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Caparica); Lisboa (Freguesia do Lumiar); Loulé; Loures (Freguesia de Santo António dos Cavaleiros); Oeiras (Freguesia de Paço de Arcos); Silves; Sintra (Freguesias de Algueirão-Mem Martins e Colares).

Fonte: “Quem Foi Quem? 200 Algarvios do Século XX”, (de Glória Maria Marreiros, Edições Colibri, 1ª Edição, Dezembro de 2000, Pág. 305 e 306)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 341)

 

ofelia-marquesOFÉLIA Gonçalves Pereira da Cruz MARQUES, Pintora, natural de Lisboa, nasceu a 14-11-1902 e faleceu a 17-12-1952. Foi casada com o Pintor Bernardo Marques. Licenciada em Românicas pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, dedicou-se à pintura e à ilustração por influência de Bernardo Marques, seu marido.

Como quase todos (se não mesmo todos) os modernistas, ela viu as suas ilustrações pontuar páginas de revistas como a Atlântico, Panorama, Ver e Crer, Revista de Portugal, ou Civilização, onde, em 1928, ilustrou a rubrica “O Reino dos Miúdos”, em estórias contadas por Rosa Silvestre (pseudónimo de Maria Lamas, de quem ilustrou também vários livros). Esteve presente nos Salões do SNBA e do SNI, com obra ingénua de profundo lirismo, centrada no mundo infantil e que conserva o seu teor amadorístico.

Dotada de fina sensibilidade, achou nas crianças, un dos seus temas favoritos, que tratou com estilizações subtis e vincado gosto da simplificação das formas e da pureza das tintas. Foi galardoada com o Prémio Sousa Cardoso.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica).

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 847”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: