“Marido e Mulher”, na Toponímia do mesmo Município.

Helena Roque Gameiro e Leitão de Barros, dois Artistas Portugueses, Mulher e Marido, na Toponímia do Município de Almada.

 

helena-roque-gameiroHELENA ROQUE GAMEIRO Leitão de Barros, Pintora e Professora, natural de Lisboa, nasceu a 02-08-1895 e faleceu a 26-04-1986. Filha de Alfredo Roque Gameiro e de Assunção Roque Gameiro, casou, em São Julião da Barra, com Leitão de Barros, Relizador, Jornalista e Pinto, a 17 de Agosto de 1923. Foi, durante 25 anos, Professora da Escola de Artes Decorativas António Arroio, sendo por essa actividade distinguida como Grande Oficial da Ordem da Instrução Pública. Para além da docência nesta Escola, foi também Professora particular de inúmeras discípulas.

Conjuntamente com os seus irmãos Raquel e Manuel, participou, em 1911, na Exposição realizada no atelier de Alfredo Roque Gameiro, na Rua D. Pedro V. Figurou com aguarelas na X Exposição da Sociedade Nacional de Belas Artes, em 1913, e participou em 1915, na XII. Em 1917, obteve a I Medalha em aguarela da Sociedade Nacional de Belas Artes. Vários museus nacionais e internacionais possuem obras da sua autoria, entre os quais se destacam o Museu do Chiado, em Lisboa, o Museu José Malhoa, nas Caldas da Rainha, o de Grão Vasco, em Viseu, e o Museu de Arte Contemporânea do rio de Janeiro.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica).

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 455 e 456”

leitao-de-barros José Júlio Marques LEITÃO DE BARROS, Pintor, Jornalista e Cineasta, natural de Lisboa, nasceu a 02-10-1896 e faleceu a 29-06-1967. Era filho de José Joaquim de Barros e de sua mulher Júlia Marques Leitão. Casou, em São Julião da Barra, com Helena Roque Gameiro, em 17 de Agosto de 1923.

Frequentou a Escola das Belas Artes, a Escola Superior de Letras, a Faculdade de Ciências e a Escola Normal Superior e foi Professor do Ensino Secundário. Cultivou a aguarela, tendo quadros seus em Museus nacionais e estrangeiros. Também como Pintor a sua actividade seria destacada e o mérito reconhecido em Exposições e Prémios, em Portugal e no estrangeiro. Foi, aliás, durante anos, Director da Sociedade Nacional de Belas Artes.

Consagrado ao jornalismo, fundou diversas revistas que dirigiu, introduzindo novas técnicas e cultivando um novo gosto nas artes gráficas. Ficaram célebres a entrevista a Salazar em O Século, e as crónicas que, sob o título genérico Corvos, publicou no Diário de Notícias entre 1953 e 1967.

Foi cenógrafo, comediógrafo, evocador de cenas do passado e realizador cinematográfico. Secretário-Geral da Exposição do Mundo Português, em Portugal. Autor teatral, conheceu grandes êxitos comerciais com “Prémio Nobel”, em 1954 (de colaboração) e “Avó Lisboa”, de 1956.

Interessou-se pelo cinema, desde 1918, no entanto o seu primeiro filme “Maria do Mar”, data de 1930. Com “Ala Arriba”, de 1942, que abriu as portas ao neo-realismo português, mereceu galardões na Bienal de Veneza e em Espanha. Várias das suas obras cinematográficas são datas marcantes na cinematografia Portuguesa.

Foi o pioneiro da primeira geração de cineastas do sonoro (além dele, António Lopes Ribeiro, Cottinelli Telmo, Chianca de Garcia, Jorge Brum do Canto, Artur Duarte, Manoel de Oliveira) e o que mais obra logrou nos anos de 1930/1940.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Sobreda); Amadora; Lisboa; Loures (Freguesia de São João da Talha); Montijo; Oeiras (Freguesia de Queijas); Seixal (Freguesia de Fernão Ferro); Sintra (Freguesias de Algueirão-Mem Martins e Rio de Mouro).

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. III, Publicações Europa América)

Fonte: “Dicionário do Cinema Português 1895-1961” (de Jorge Leitão Ramos, Editorial Caminho, 1ª Edição, Outubro de 2012, Pág. 44 e 45)

Fonte: “Quem É Quem”, (Portugueses Célebres, Círculo de Leitores, Edição de 2008, Pág. 82).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: