“Marido e Mulher”, na Toponímia do mesmo Município.

Luís Marques e Susan Lowndes, dois Jornalistas, Marido e Mulher, na Toponímia do Município de Cascais.

 

luis-marquesLUÍS Artur de Oliveira MARQUES, Joenalista, nasceu em Lisboa, a 25-11-1898, e faleceu no Monte Estoril, Freguesia do Estoril (Cascais), a 01-10-1976. Era filho de Jaime Artur Marques e de Ema de Oliveira Marques. Frequentou escolas no Reino Unido e em Portugal, indo viver para Londres em 1919. No Reino Unido, trabalhou como correspondente do Jornal Diário de Notícias, em Portugal foi professor de inglês, tradutor e explicador, em 1937, foi nomeado director do Jornal “The Anglo-Portuguese News” (ANP), fundado pelo Major Wackerman, tendo-se tornado seu proprietário em 1954. Neste âmbito, em conjunto com sua mulher, Susan Lowndes, desenvolveu vasto trabalho em prol dos Aliados durante a II Grande Guerra, que lhe valeu a Comenda de Membro d Império Britânico. Foi ainda correspondente dos periódicos britânicos “Daily Telegraph” e do “Sunday Telegraph” e fundador da Associação de Imprensa Estrangeira.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia do Estoril).

Fonte: “Site da Câmara Municipal de Cascais”

Fonte: “Arquivo Histórico Municipal de Cascais, 1ª Edição, Junho de 2012”

susan-marquesSUSAN LOWNDES Marques, Jornalista e Escritora, nasceu em Londres (Inglaterra), a 15-02-1907, e faleceu no Estoril (Cascais), a 03-02-1993. Era filha da Escritora Marie Belloc Lowndes e do Jornalista do periódico “The Times” Frederick Lowndes. Susan Lowndes iniciou-se na escrita ainda jovem.

Vem pela primeira vez a Portugal, precisamente ao Estoril, em Agosto de 1938, em férias na companhia dos pais, altura em que conhece Luís Marques, já na época Jornalista com alguns anos de carreira, com quem acaba por se casar.

Escreveu diversos livros sobre Portugal e foi correspondente de diversas publicações, entre elas o “The Times”, trabalho que lhe valeu um prémio da Junta de Turismo da Costa do Estoril.

Foi condecorada, em 1975, pela Rainha Isabel II de Inglaterra, com a Ordem do Império Britânico, pelos serviços prestados à comunidade inglesa em Portugal.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cascais (Freguesia do Estoril).

Fonte. “Site da Câmara Municipal de Cascais”

Fonte: “Arquivo Histórico Municipal de Cascais, 1ª Edição, Junho de 2012”

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: