“Mais vale numa Rotunda, que no esquecimento ?”

A Toponímia e a sua funcionalidadepaco-de-arcos-2163

 

Quem me conhece, sabe que sempre me interessei pela Toponímia, e mesmo muitos que, embora não me conhecendo pessoalmente, também o saberão.

Para mim a Toponímia é, primeiro que tudo, uma forma de identificar, tão bem quanto possível,  um lugar ou uma Artéria, de modo a não criar confusões para quem lá mora, para quem lá trabalha e, especialmente, a Empresas que se dedicam à distribuição e Instituições como: Bombeiros, INEM, etc.

 

A Toponímia, a Cultura e a sua divulgação e preservação

 

A Antoponímia (Toponímia com nome de pessoas), é, em minha opinião, forma mais eficaz e duradoura de divulgar e preservar a Cultura.

Escrevo estas linhas apenas para protestar pelo facto de os Autarcas, sejam eles quais forem, terem, praticamente ignorado o nome do Major Vítor Alves para plasmar na Toponímia dos seus Municípios.

E, mesmo aqueles que o fizeram, embora tarde, fizeram-no sem a dignidade que o Major Vítor Alves merece; senão vejamos: Município de Sintra, foi atribuído o nome a uma Rotunda; Município de Oeiras, foi atribuído o nome a uma Rotunda.

Nem Mafra, onde nasceu Vítor Alves; nem Torres Vedras, onde viveu quando casou, assim como, em Oeiras, lá se lembraram de atribuir o seu nome a uma Rotunda, onde vivia quando faleceu, e onde se chegaram a fazer reuniões durante a preparação do Movimento das Forças Armadas.

Ora, em minha opinião, o que divulga o nome de qualquer personaldiade na Toponímia é, nomeadamente, a correspondência que circula, quem escreve de lá e para quem escreve para lá. Nestas Rotundas, nada disso irá acontecer, porque não têm habitação ou serviços.

O Major Vítor Alves, não foi um Militar qualquer, foi dos Militares mais importantes, tanto na preparação da Revolução de 25 de Abril de 1974, como, depois na sua consolidação.

Para quem quizer confirmar esta afirmação recomendo a .leitura do livro: Vítor Alves, O Homem, O Militar, O Político, de Carlos Ademar, Editado por Edições Parsifal, Ldª, 1ª Edição de Setembro de 2015.

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: