“Marido e Mulher”, na Toponímia do mesmo Município.

Chaby Pinheiro e Jesuína Chaby, dois Actores, Marido e Mulher na Toponímia do Município de Sintra.

 

chaby-pinheiroAntónio Augusto CHABY PINHEIRO, Actor, nasceu em Lisboa, a 12-01-1873, e faleceu em Algueirão (Sintra), a 06-12-1933. Filho do artista dramático Fortunato Pinheiro, frequentou o Curso Superior de Letras, que não chegou a concluir, passando a exercer as funções de Aspirante dos Correios e Telégrafos (CTT).

Relacionava-se com a intelectualidade do seu tempo, com destaque para algumas figuras ilustres da arte, da literatura e do jornalismo.

Tentado pelo teatro, embora o seu físico não se enquadrasse aos ideais físicos masculinos da altura (pois era muito gordo), estreou-se em 1896, no Teatro de Dona Maria II , com a peça »O Tio Milhões«, fazendo parte do elenco da Companhia Rosas & Brazão. Mais tarde, ingressou na Companhia de Lucinda Simões, com a qual percorreu as principais cidades do Brasil e Argentina, sendo depois contratado pelo empresário Eduardo Vitorino.

Regressaria á Companhia Rosas & Brazão, já sediado no Teatro de Dona Amélia, onde se conservou durante onze anos ao lado dos maiores artistas da cena teatral portuguesa.

Posteriormente organizou uma outra Companhia com a Actriz Aura Abranches e com a Actriz Jesuína Chaby, com quem havia casado, que funcionou no Politeama.

Do seu vasto repertório destacam-se as peças: »Teresa Raquin« de Zola, »A Casa da Boneca«, de Ibsen, e »Sua Alteza«, de Ramada Curto; O Leão da Estrela (1925, de Ernesto Rodrigues, Félix Bermudes e João Bastos); A Voz do Operário (1931).

Em cinema, participou no filme: Lisboa, Crónica Anedótica (1930), de Leitão de Barros. Foi ainda Professor do Conservatório Nacional, e condecorado com a Ordem de Santiago.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada, Amadora; Barreiro (Freguesia do Lavradio), Cascais (Freguesia de São Domimgos de Rana), Lisboa (Freguesia das Avenidas Novas, ex-Freguesia de Nossa Senhora de Fátima); Matosinhos (Freguesia da Senhora da Hora); Montijo (Freguesia de Alhos Vedros); Odivelas (Freguesia da Ramada); Oeiras (Freguesia de Linda-a-Velha); Seixal (Freguesia de Corroios); Sintra (Freguesia de Algueirão-Mem Martins).

Fonte: “O Grande Livro dos Portugueses”, (Círculo de Leitores, 1990, Pág. 410)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 420 e 421).

mem-martins-1413JESUÍNA Pereira Saraiva de CHABY Pinheiro, Actriz, natural de Lisboa, nasceu a 11-11-1865 e faleceu em 1947. Iniciou, ainda tamanhinha, a sua carreira teatral. Apresentou-se em público, pela primeira vez, no Teatro da Rua dos Condes, tendo apenas 8 anos de idade, começou a aparecer, com frequência, em palcos particulares, alcançando apreciáveis êxitos.

Entretanto, frequentou, no Conservatório de Lisboa, as aulas do Professor Carlos Santos, não terminando, porém, o respectivo curso.

Depois de uma digressão pela província, actuou no Teatro do Príncipe Real, onde se salientou na Morgadinha de Vale Pereiro (paródia à Morgadinha de Vale Flor). Pertenceu depois aos elencos dos Teatros Ginásio e D. Amélia (companhia de Rosas e Brasão).

Tendo casado com o Actor Chaby Pinheiro, com ele constituiu uma empresa teatral, na qual se distinguiu nas peças: Os Postiços, A Gata Borralheira, Poliche, Conde Barão, Amigo de Peniche, O Leão da Estrela, O Médico `Força, Cama, Mesa e Roupa Lavada, A Biblioteca, Alcácer Quibir, Fogueiras de S. João, entre centenas de peças em que participou. Fez várias digressões artísticas ao Brasil. Com a morte de seu marido, em 1933, afastou-se da cena, tendo então feito publicar o livro “As Memórias de Chaby”.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Sintra (Freguesia de Algueirão-Mem Martins*).

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres”, (Por Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão, Editores, Edição de 1981, Pág. 238)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: