“Marido e Mulher”, na Toponímia do mesmo Município.

 

Actor Augusto Costa, mais conhecido por Costinha e Luísa Durão, Marido e Mulher, dois Actores na Toponímia dos Municípios de Almada e do Seixal.

 

costinhaErnestino AUGUSTO COSTA (COSTINHA), Actor, nasceu em Santarém, a 24-02-1891, e faleceu em Lisboa, a 24-01-1976. Ficou conhecido por Costinha. Fez o curso numa Escola Elementar de Comércio e frequentou, temporariamente, o Conservatório Nacional de Lisboa.

Iniciou a sua carreira artística no teatro amador, estreando-se profissionalmente em 1913, na revista »Quadros Vivos«, afirmando desde logo a sua veia humorística. Tornou-se a partir de então, uma figura regular dos elencos de revistas, comédias, farsas e operetas da época. Foi uma das figuras mais populares do teatro ligeiro da sua geração.

Fez parte, juntamente com sua mulher, a Actriz Luísa Durão, da companhia Teatro Alegre, dirigida por Henrique Santana.

No cinema, participou em filmes como »A Severa« (1931), »As Pupilas do Senhor Reitor« (1935), »A Varanda dos Rouxinóis« (1939), »A Morgadinha dos Canaviais« (1949), e »A Costureirinha da Sé« (1959). Desenvolveu trabalhos na rádio e na televisão.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica), Lisboa (Freguesia de Benfica, Edital), Odivelas (Freguesia da Pontinha), Santarém, Seixal (Freguesia de Fernão Ferro), Setúbal

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 168).

 

luisa-duraoLUÍSA DURÃO, Actriz, natural de Lisboa, nasceu a 08-08-1999 e faleceu a 18-07-1977. Iniciou a carreira de comediante aos sete anos de idade numa opereta infantil que se estreou no Casino Étoile, à Calçada da Estrela, em Lisboa.

Depois, representou com a mesma Companhia no Salão Avenida e no Rossio Palace, Teatros que já não existem. Seguidamente, fez parte do elenco da Companhia de Afonso Taveira, no Fantástico, do Porto. Em 1915, entrou para o teatro República, onde contracenou com Chaby Pinheiro, e actuou, depois, no Teatro Avenida, na Empresa de Luís Galhardo.

Fez parte da Companhia Macedo, entre 1926 e 1929, tendo percorrido com esta, os principais Teatros do Rio de Janeiro, São Paulo e Santos, e depois, em 1966, do elenco do Teatro Alegre, dirigido por Henrique Santana.

Realizou uma digressão aos antigos territórios ultramarinos portugueses, integrada na Companhia Vasco Santana.

Actuou com Costinha, seu marido, nos programas da Ex-Emissora Nacional e na Televisão. Após a morte de seu marido 25-01-1976 viveu seus últimos tempos retirada dos palcos.

Para o Cinema, trabalhou nos filmes: Rosa do Adro; Os Vizinhos do Rés-do-Chão; Cantiga da Rua; Severa; O Pai Tirano; O Homem do Ribatejo; Costureirinha da Sé, etc.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica), Seixal (Freguesia de Fernão Ferro).

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres”, (Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão, Editores, 1981, Pág. 342)

Fonte: “Quem É Quem Portugueses Célebres, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 196).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: