Portugueses, nascidos nos territórios administrados por Portugal, que fazem parte da Toponímia Nacional.

Muitos foram os Portugueses que, embora tendo nascido fora de Portugal Continental e Ilhas, fazem parte da Toponímia, vamos, dentro do possível, torná-los mais conhecidos do público.

 

mem-martins-1386José Custódio de Faria, mais conhecido por ABADE DE FARIA, Cientista, nasceu em Candolim de Bardês, Goa (Índia), a 30-05-1746, e faleceu em Paris (França), a 20-09-1819. Era filho de Caetano Vitorino de Faria e de Rosa Maria de Sousa.

Chegou a Lisboa em 1771 e a Roma em 1772. Aqui se demorando até 1780, recebeu ordens de sacerdote e formou-s em Teologia; implicado na conspiração da Índia Portuguesa de 1787, apressou-se a ir para França em 1788.

Ardoroso revolucionário, em 1789 comandou uma das secções que atacaram a Convenção; foi Professor de Filosofia nos Liceus de Marselha e Nimes. Iniciado na prática do magnetismo por Puységur, no ano de 1813 abriu em Paris um gabinete de magnetizador. A prática da hipnose trouxe-lhe enorme clientela e uma pronta reacção de descrédito, sendo taxado de maníaco e de bruxo.

Os últimos anos passou-os como capelão de um convento de religiosas. Demonstrou o carácter puramente natural do hipnotismo, tendo sido ele o primeiro a descrever com precisão os métodos e os efeitos da hipnose. Soube entrever as possibilidades da sugestão hipnótica no tratamento das doenças nervosas.

Chateaubriand faz uma alusão de Faria na sua obra Memórias de Além-Túmulo e Alexandre Dumas (pai) fez dele uma personagem do Conde de Monte Cristo descrevendo-o como um homem de grande erudição.

Publicou “De la cause du sommeil lucide ou étude de la nature de l´homme por l’abbé Faria, brahmine, docteur en théologie” (1819) (o 2º e 3º tomos ficaram inéditos).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Amadora, Lisboa (Freguesia de Alto do Pina, Edital de 07-02-1957), Porto, Sesimbra (**), Sintra (Freguesia de Algueirão-Mem Martins).

Fonte: “O Grande Livro dos Portugueses” (Círculo de Leitores, 1990, Pág. 006)

Nota: A Placa Toponímica é da Rua Abade de Faria, na Freguesia de Algueirão-Mem Martins, no Município de Sintra.

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: