Portugueses, nascidos nos territórios administrados por Portugal, que fazem parte da Toponímia Nacional.

Muitos foram os Portugueses que, embora tendo nascido fora de Portugal Continental e Ilhas, fazem parte da Toponímia, vamos, dentro do possível, torná-los mais conhecidos do público.

 

ABÍLIO José de Magalhães Silva CARDOSO, Professor, nasceu em Lourenço Marques (Moçambique), a 08-03-1955, e faleceu no Porto, a 23-09-1991. Licenciou-se em Engenharia Civil na Faculdade de Engenharia do Porto, em 1977. Desde 1976 era já Monitor naquele Curso. Concluiu o Doutoramento na Universidade de Reading (Inglaterra) e, em 1984 obteve equiparação ao grau de Doutor em Engenharia Civil (especialidade em Planeamento Territorial) da FEUP.

Em 1988 toma posse como Professor associado (e começa a colaborar com a Comissão de Coordenção da Região Norte). Torna-se praticamente a segunda figura da Secção de Planeamento de Engenharia, logo depois de Valente de Oliveira, com a ida deste para o Governo, Abílio Cardoso fica responsável por esta secção, que atinge um grande dinamismo e uma forte ligação com o meio, sendo constantemente consultado pelas autarquias e pelo governo central.

A partir de Janeiro de 1984 colabora, como assessor, com a secretaria de Estado da Habitação e Turismo, ao tempo ocupada por Fernando Gomes. Ficará ligado à estratégia da primeira campanha de candidatura deste à Câmara do Porto. Quando Fernando Gomes necessitou de um especialista em trânsito, Abílio Cardoso aconselhou a escolha do seu irmão mais novo, Nuno Cardoso, que assim iniciou o seu percurso autárquico. Um irmão gémeo de Abílio Cardoso, António Silva Cardoso, é também docente da Faculdade de Engenharia e, actualmente, pró-reitor da Universidade do Porto.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Porto. (Rua Professor Abílio Cardoso).

Fonte: “Toponímia do Porto”, (por Germano Silva)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: