“Personalidades vínculadas aos CTT”

Período de 1520 a 1606 – Correios-Mores de Nomeação Régia

 

CTTLUÍS AFONSO, foi o 2º Correio-Mor, exerceu o cargo de 1532 a 1566. El-Rei D. João III, por carta expedida de Évora, com data de 20 de Dezembro do mesmo ano, nomeou Correio-Mor Luís Afonso, seu moço de estribaria.

A elevação de Luís Afonso ao cargo de Correio-Mor, em 1532, melhor se deverá considerar uma promoção do que uma nomeação por simples mercê régia, pois, segundo dois documentos do Século XVI, já dez anos antes daquela data ele jornadeava de terra em terra, no desempenho do arriscado mister de Correio. Arriscado, não só pelos perigos que o espreitavam ao longo das estradas mal seguras daqueles longínquos tempos, mas também pelos desagradáveis incidentes que muitas vezes rssultavam do exercício da mesma profissão.

É justamente a um desses precalços do ofício que a seguir se refere.

No Verão de 1522, Luís Afonso dirigia-se a França, por terra, com cartas de D. João III para o seu Embaixador em Paris, quando p renderam em Valladolid, e lhe tomaram a correspondência de que era portador.

Carlos V da Alemanha, e I de Espanha, estava em guerra com Francisco I de França, o que poderá justificar, ainda que mal, a detenção em território espanhol do Correio português, que, com a correspondência régia, transportava cartas de particulares para país inimigo.. Parece que foram estas últimas, escritas em francês, que serviram de justificação ao acto violento das autoridades castelhanas, tanto mais que só estas foram violadas. O maço de cartas do nosso soberano voltou a Portugal intacto, conjuntamente com as satisfações que Carlos V entendeu dever dar ao seu futuro cunhado.

  1. João III não se conformou inteiramente com as explicações, e em carta, datada de 05 de Outubro de 1522, que dirigiu ao seu Embaixador em Espanha, o brilhante Luís da Silveira, encarregando-o de manifestar ao Imperador o desgosto que a ocorrência lhe causou. A verdade, porém, é que o protesto do Rei não livrou Luís Afonso da prisão nem dos maus tratos.

O Correio-Mor, não estava isento de correr também a posta como qualquer dos seus subordinados, uma vez que a natureza do serviço que se lhe exigia fosse proporcional à sua categoria.

Luís Afonso já servia o Rei em 1515, como moço de estribaria, porque nesse ano mandou D. Manuel I que lhe entregassem, bem como a outros moços, um capotim e calças de pano de até duzentos e cinquenta réis o covado.

Parece que, do seu casamento com Inês Fernandes de Melo, Luís Afonso houve pelo menos os filhos seguintes: Baltazar Luís que embarcou para a Índia,como escudeiro-fidalgo, em 1553, e depois se ordenou, foi Capelão de El-Rei e Cónego Mestre-Escola da Sé de Faro, e renunciou, em 1594, em sua sobrinha Ana Guerra, o direito à recompensa que pudessem merecer os seus serviços ao Rei; José de Landim, moço da Real Câmara, a quem Filipe I fez mercê, em 1586, dos lugares de Feitor, Alcaide-Mor,Provedor dos Defuntos, e Veador das Obras de Malaca, por três anos; Luís Afonso da Guerra, serviu na Índia 11 anos até que o mataram no Malabar, sem chegar a entrar na Feitoria de Chaul, para que fora nomeado; Belchior de Gouveia, que teve a Feitoria de Bragelor, na Índia, e a renunciou em seu irmão José de Landim; Gaspar Luís que serviu no Reino e nas Armadas de Azamor; e Luísa da Guerra, que, em dote, levou a seu marido, Francisco Coelho, o Ofício de Correio-Mor do Reino.

Fonte: “Dos Correios-Mores do Reino aos Administradores Gerais dos Correios e Telégrafos”, (De Godofredo Ferreira, 2ª Edição, revista e aumentada, Lisboa, 1963)

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Fonte: “Velhos Papéis do Correio”, (de Godofredo Ferreira, Editado pelos CTT, Edição de 1949)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: