“Pessoas vinculadas aos CTT”

CTTBALTAZAR DA FONSECA GOUVEIA, Foi o 3º Assistente do Correio-Mor do Reino, em Viseu, exerceu o cargo de 1652 a 1653. Nasceu em Mouronho (Tábua) e faleceu em Viseu (Século XVII). Era filho de Baltazar da Fonseca Gouveia, natural da Freguesia de Coja (Arganil), Senhor da Quinta de Mouronho, e de D. Isabel do Sobral Gonçalves.

Casou em Viseu com D. Mariana do Loureiro e Sousa, de quem houve: Manuel de Figueiredo do Loureiro, que lhe sucedeu no morgadio; António de Figueiredo de Gouveia, que foi Arcipreste em Viseu; Maria Jacinta; Ana Maria e Maria Caetana, que morreram solteiras.

Manuel da Veiga não teve a dita de assegurar a sucessão do cargo de Assistente do Correio-Mor do Reino, de Viseu, para um seu filho ou genro como era corrente na época, e foi um estranho que lhe sucedeu: Baltazar da Fonseca Gouveia, em virtude da carta de noemação passada pelo Correio-Mor do Reino, Luís Gomes da Mata, em 20 de Agosto de 1652.

Este Assistente pouco aqueceria, porém, o lugar, pois treze meses depois cedia-o a outro.

Foi Cavaleiro da Ordem de Cristo; Senhor da Casa do Mouronho; Capitão-Mor de Coja; Vereador, foi das pessoas gradas de Viseu, como bem indica a circunstãncia de na Sessão da Câmara de 23 de Maio de 1657, ter sido eleito para levar uma das 6 varas do pálio na procissão do Cropo de Deus.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: