“Pessoas vinculadas aos CTT”

CTTFRANCISCO HOMEM DA ROCHA, 6º Assistente do Correio-Mor do Reino, em Viseu, exerceu o cargo de 1685 a 1694. Era natural da Freguesia de Fataunços (Vouzela), onde nasceu a 08-09-1641 e faleceu em 1704. Era filho de Damião Homem da Rocha, que vivia de suas fazendas, com casa abastada, e de D. Catarina Fernandes. Era irmão de Gil Homem da Rocha e do Padre João Homem da Rocha.

A 22 de Fevereiro de 1692 encointrava-se ele em Viseu, pois assistiu a uma sessão solene da Câmara, com a presença da nobreza e povo, realizada nesse dia para aceitação de António Pacheco de Vasconcelos, como Escrivão da mesma Câmara. Na Acta Que então se lavrou, subscrita por muitos dos presentes, a assinatura de Gfrancisco Homem da Rocha, destaca-se pela legível caligrafia.

A Chancelaria de D. Pedro II regista a sua nomeação, em 06 de Agosto de 1693,para o cargo de executor do Almoxarifado de Viseu, na vaga ocorrida pela morte de Manuel Franco de Abreu. Depois, uma grande tragédia. Por volta de 1694, foi preso na Cadeia da Correcção de Viseu como réu do crime de cerceio de moeda, a que correspondia, segundo as leis do Reino, a pena de morte, a que de facto foi condenado.

Trabsferido para a Cadeia da Relação do Porto ali jazeu em condições miseráveis e sem recursos, até que em 1700 apela para a piedade do soberano, alegando, ao que parece, atenuantes para a sua falta.

Mas a morosidade com que, nesse tempo, decorria o despacho de todas as petições, só em 1704 lhe permitiu ver comutada a pena de morte por degredo para Angola. Parece que morreu a caminho.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: