“Aristides Martins, se fosse vivo, faria hoje 100 anos”

 

aristides-martinsARISTIDES MARTINS, Ciclista, natural de Lisboa, nasceu a 21-12-1926 e faleceu a 03-01-2015. Ciclista, cedo começa a praticar Ciclismo, sua modalidade de eleição, apesar de ter praticado outros desportos, ingressando no Sporting em 1937 e logo nesse ano vence os 50 Km, os 100 Km Clássicos e os 50 Km Contra-Relógio, sagrando-se assim Campeão Distrital na categoria de Amadores. Em 1938, representando a CUF, vence novamente os 50 Km Clássicos e fica em segundo lugar no Circuito de Preparação para Amadores, que viria a aliás a vencer no ano seguinte de 1939, pelo mesmo clube.

Em 1940, classifica-se em 9º lugar na Volta a Portugal, a correr pelo Campo de Ourique. Em 1941, a correr ainda pelo CACO, termina na 6º posição na Volta a Portugal, bem como fazendo 5º lugar em 1946, já representando novamente o Sporting Clube de Portugal, ano em que vence igualmente o Circuito da Malveira, entre outras vitórias várias, num total de 36.

Após concluir a sua carreira como Ciclista, dedica-se à modalidade, possuindo uma loja comercial de bicicletas muito conhecida no Campo Grande e impulsionando o ciclo-turismo e o ciclismo nas camadas jovens, bem como sendo ainda Treinador do SCP e posteriormente seleccionador nacional.

Escreveu e publicou o livro “Manual do Ciclista”, editado em 1962.

Fonte: “UVP-FPC, Cem Anos de Ciclismo”, da Federação Portuguesa de Ciclismo”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: