Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

 “Pessoas vinculadas aos CTT”

 

CTTANTÓNIO SOARES DE ALBERGARIA, 19º Assistente do Correio-Mor do Reino, em Viseu, exerceu o cargo de 1847 a 1848. Natural de Oliveira do Conde (Carregal do Sal), nasceu em 1803. Era filho de Manuel Soares de Albergaria, senhor da Casa de Oliveira do Conde e Corregedor em Almeida, e de D. Antónia de Jesus.

Silvério Abranches, que fora restituído ao seu lugar pela Câmara Municipal revolucionária, como já vimos, achou prudente ausentar-se da Cidade à aproximação das tropas governamentais, e abandonou o Correio. Seria lógico que, com a derrota dos revolucionários, Emídio da Costa Cabral voltasse ao seu posto, mas tal não sucedeu. Como irmão do Conde de Tomar, o odiado Ministro que servira de justificação para a revolta, os ventos ainda lhe não corriam fagueiros, e havia que esperar maré propícia.

Entretanto, o Duque de Saldanha, lugar tenente da Rainha procurou, como já vimos um tercius gaudet na pessoa de António Soares de Albergaria, Administgrador do Concelho de Carregal do Sal.

O Diploma de nomeação que vamos transcrever, é um curioso espécime da política da época:

Secretaria General do lugar Tenente de Sua Majestade a Rainha. Havendo abandonado o cargo de Correio Assistente nesta Cidade de Viseu Silvério Augusto Abranches, que ultimamente ocupava, para seguir o partido de rebelião originada em Outubro último na Cidade do Porto, e cocorrendo na pessoa de António Soares de Albergaria nomeado por Portaria de treze do corrente para Administrador do Concelho do Carregal, conhecimentos e outras circunstâncias, que muito o habilitam para desempenhar dignamente as respectivas funções: hei por conveniente ao serviço nacional, usando dos poderes extraordinários que Sua Majestade a Rainha foi servida conferir-me provê-lo provisoriamente no mesmo cargo de Correio Assistente nesta dita Cidade, ficando porém esta providência dependente da confirmação do Governo da mesma Augusta Senhora, a qeum darei conta dos atendíveis motivos que a produziram, e ficando também à vista desta segundo efeito de outra Portaria que, sobre o exercício interino do referido cargo, foi expedida na data de ontem. Nas estações competentes se farão a tal respeito os registos e declarações necessárias. Viseu, dezasseis de Janeiro de mil oitocentos e quarenta e sete. Duque de Saldanha. Por ordem de Sua Excelência expedi. O Coronel Secretário Francisco Leão Cabreira.

Embora logo em 25 daquele mês houvesse requerido à Soberana a confirmação do cargo que lhe fora conferido a título provisório, só em 02 de Março de 1848 obteve o almejado Alvará de provimento definitivo, depois de prestar a caução de 5.600$000 réis. Mas pouc aqueceu o lugar, pois em 09 de Maio seguinte foi demitido para que Costa Cabral pudesse regressar.

Os Serviços de Correios nada perderam com a destituição de António Soares de Albergaria, que com outros da sua laia fizeram o terror da Beira na época calamitosa das nossas lutas partidárias, na primeira metade do Século XIX.

Famigerado miguelista, havia-se evidenciado pelas suas crueldades durante o período do domínio de D. Miguel. Implantado, porém, o sistema Constitucional, logo se ligou aos políticos pouco escrupulosos da nossa era, servindo-lhes as ambições, no intuito de garantir para si uma posição de mando na região. E conseguiu o seu fim, conservando-se no lugar de Administrador do Concelho de Carregal do Sal duarnte anos, até que em Setembro de 1855 foi exonerado e substituído pelo Alferes de Infantaria nº 14, João Filipe Gouveia.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

 

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: