“Os Centenários”

José Baptista Martins, Professor Primário e grande Pedagogo, se fosse vivo, faria hoje 100 anos de idade. Aqui ficam alguns dados biográficos.

 

JOSÉ BAPTISTA MARTINS, Professor e Pedagogo, natural da Freguesia do Fratel (Vila Velha de Ródão), nasceu a 17-01-1917 e faleceu a 20-08-1997. Frequentou o Ensino Liceal, em Castelo Branco, Diplomou-se pela Escola do Magistério Primário de Coimbra em 1937. Ao longo do curso normal (1933-1937), teve a oportunidade de contactar com um conjunto de Professores que haviam feito de Coimbra um dos centros de difusão da Escola Nova em Portugal.

A partir de 1938, dedica-se ao Magistério Primário em Lisboa (1938), Golegã (1938-1944) e Fratel (1944-1954). Adjunto do Director Escolar de Évora, a partir de 1954, foi nomeado Inspector-Orientador do Ensino Primário, em 1958, após concurso nacional. Nesta condição, integrou o Gabinete de Estudos da Inspecção, exercendo, cumulativamente, um conjunto alargado de funções: coordenação das actividades de acção cultural no âmbito do Plano de Educação Popular (1959); orientador pedagógico e vogal da comissão da Rádio Escolar (1960); chefe do Núcleo dos Meios Audiovisuais na Direcção-Geral do Ensino Primário (1962); Vogal do Centro de Estudos de Pedagogia Audiovisual no Instituto da Alta cultura (1963); Vogal da Comissão de Televisão Educativa (1963).

Nos anos sessenta, José Baptista Martins, que se havia destacado pela sua acção pedagógica no seio da Inspecção, desempenhou um importante papel na modernização das metodologias de ensino, em particular no âmbito das tecnologias educativas e do “ensino à distância”.

Participou na fundação dos IMAVE (Instituto de Meios Audiovisuais do Ensino), bem como nas actividades da Telescola, em particular no Curso de Educação de Adultos (1964) e no Curso Unificado (1965).

Depois de 1974, exerceu vários cargos oficiais, fundamentalmente no âmbito do Ministério da Educação, colaborando ainda com instituições universitárias.

Entre 1983 e 1993 foi Presidente da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, tendo caracterizado os seus mandatos por uma atenção constante às áreas da educação, da cultura e do desenvolvimento. A vida profissional de José Baptista Martins está directamente ligada ao esforço de expansão e de democratização do ensino.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Vila Velha de Ródão.

Fonte: “Dicionário de Educadores Portugueses”, (Direcção de António Nóvoa, Edições Asa, Edição de 2005, Pág. 888 e 889)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: