Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

CTTAGOSTINHO ZUZARTE Maldonado, natural de Coimbra, nasceu em 1640 e faleceu a 23-12-1701. Foi o 8º Assistente do Correio-Mor do Reino, em Coimbra. Era filho de Francisco Cardoso Zuzarte e de D. Isabel Maldonado. Casou em Matosinhos com D. Ana Teresa da Silva, filha herdeira de Francisco Gonçalves Tojeiro, de quem houve os filhos seguintes: Francisco Zuzarte Cardoso Maldonado, e D. Teresa Silva, que casou com o Capitão-Mor de Avô, Bento Madeira da Costa e Castro.

Foi familiar do Santo Ofício e das pessoas mais ricas de Coimbra, onde exerceu vários cargos públicos, como o de Vereador, Almotacé, Escrivão do Hospital de Coimbra, etc.

Agostinho Zuzarte, matriculou-se em Cânones na Universidade de Coimbra, em 1661, já depois de ocupar o lugar de Correio da mesma Cidade, que herdara do pai.

Fonte: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Coimbra”, (De Godofredo Ferreira)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: