“Passam hoje 150 anos sobre o nascimento de Adelaide Cabete, uma Mulher que merece ser lembrada, estudada e seguir o seu exemplo”

 

adelaide-cabete

ADELAIDE de Jesus Damas Brazão CABETE, Médica, Republicana e Defensora dos Direitos das Mulheres, nasceu na Freguesia de Santa Maria de Alcáçoca (Elvas), a 25-01-1867, e faleceu em Lisboa, a 19-09-1935. Filha de Ezequiel Duarte Brazão e de Balbina dos Remédios Damas Brazão. De origem modesta, dirigiu, com sua mãe e irmã, uma pequena indústria familiar. Casou nova com Manuel Ramos Fernandes Cabete, Sargento republicano e intelectual autodidata, explicador de latim e grego. Preocupado com o futuro da sua jovem e inteligente esposa, decidiu que, a melhor maneira de lho assegurar, seria torná-la economicamente independente. Começou a estudar aos 23 anos, já casada.

Fez o exame de instrução primária aos 23 anos, com o invulgar incentivo de seu marido. Concluiu o curso de Medicina aos 33 anos na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa em 1900, com a tese de licenciatura » A Protecção às mulheres grávidas pobres».

Apelidaram-na de mulher forte, como a sua própria compleição nos deixa ver e aobra legada nos faz constatar. Intrépida pioneira republicana, feminista e maçónica foi, com Carolina Beatriz Ângelo, das primeiras Médicas a exercer a profissão em Lisboa. O seu Consultório funcionaria também como o ponto de apoio às múltiplas actividades de índole filantrópica, sendo ainda sede do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas (1914-1947), do qual foi a mais destacada Presidente.

Médica de grande prestígio, Professora de Higiene do Instituto Feminino de Odivelas, foi grande defensora das ideias republicanas e pôs sempre a ciência ao serviço das mulheres, das crianças e dos desprotegidos. Em 1914 fundou o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, ramo português do International  Council of Women. O Conselho aceitou, mais tarde, representar também a Aliança para o sufrágio feminino, cujo lema era »a mulher quer os seus direitos para cumprir os seus deveres«. Com sacrifício pessoal tomou parte nos congressos internacionais feministas de Roma, Paris e Washington, tendo grangeado para a Associação portuguesa uma honrosa fama de trabalho e dedicação. Organizou o I Congresso Feminista e de Educação, realizado em Lisboa em 1925 e, o segundo, em 1928, e os primeiros congressos abolicionistas da prostituição.

Fundou, em Portugal, as Ligas da Bondade e o Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas. Com a sua partida para Luanda, onde exerceu grande actividade até sofrer um acidente de que não se refez, a actividade do Conselho foi diminuindo.  Foi a Doutora Adelaide Cabete, em colaboração com a Doutora Carolina Beatriz Ângelo, que fizeram a bandeira hasteada em 05 de Outubro de 1910.

Como mosta de reconhecimento, e a título póstumo, recebeu a 10 de Junho de 1995 a Medalha e Colar de Grande Oficial da Ordem da Liberdade.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Sobreda), Amadora, Cascais (Freguesia de São Domingos de Rana), Elvas, Entroncamento, Lisboa (Freguesia de Carnide, Edital de 19-06-1976), Loures (Freguesia de Santo António dos Cavaleiros), Moita (Freguesia de Alhos Vedros), Odivelas (Freguesias de Odivelas e Pontinha), Oeiras (Freguesia de Oeiras), Seixal (Freguesias de Corroios e Seixal), Setúbal (*em Azeitão), Sintra (*Freguesia de Rio de Mouro), Vila Franca de Xira (*Freguesia de Vialonga).

Fonte: “Dicionário no Feminino, Séculos XIX-XX”, (Direcção de Zília Osório de Castro e João Esteves, Livros Horizonte, Pág. 20 a 23)

Fonte: “Médicos Nossos Conhecidos, de Ana Barradas e Manuela Soares, Editor: Mendifar, 2001, Pág. 198”

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 183”

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 110

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: