Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

cavalo-dos-ctt-antigoANTÓNIO XAVIER ZUZARTE Cardoso Maldonado, natural de Coimbra, NASCEU A 15-01-1707 e faleceu em 1777. Foi o 10º Assistente do Correio-Mor do Reino, em Coimbra, cargo que exerceu de 1728 a 1777. Era filho de Francisco Zuzarte Maldonado e de D. Mariana Machado de Paços. Foi casado com D. Brites Madalena Henriques de Meneses Quadros, filha de Pedro Lopes de Quadros, de quem houve: D. Magdalena Zuzarte de Meneses; Francisco Zuzarte Maldonado de Quadros.

Foi fidalgo da Casa real, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Familiar do Santo Ofício, Senhor do morgado dos Zuzartes, dos prasos de Vilarinho e do casal das Eiras e administrador do morgado e Capela de S. Francisco no Convento de Leça.

Frequentou a Universidade de Coimbra e, por herança de seu pai, teve os ofícios de Assistente do Correio-mor do Reino em Coimbra, e de Escrivão da receita e despesa do Hospital real da mesma Cidade.

Fonte: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Coimbra”, (De Godofredo Ferreira)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: