“Os Centenários”

 

Manuel da Luz Afonso, se fosse vivo, faria hoje 100 anos de idade. Manuel da Luz Afonso, para quem não sabe, ou já não se lembra, foi o responsável pelo êxito da Selecção Nacional de Futebol, que ficou conhecida pelos “Magriços”.

 

manuel-da-luz-afonsoMANUEL DA LUZ AFONSO, Militar e Dirigente Desportivo, nasceu em Loulé, a 31-01-1917, e faleceu em Lisboa, a 15-10-2000. Dirigente desportivo com larga experiência, enquanto Seleccionador Nacional, Manuel da Luz Afonso, alcançou em 1966 com a equipa dos “Magriços” um brilhantíssimo terceiro lugar no Campeonato do Mundo de Futebol.

Chefe do Departamento de Futebol do Benfica, que foi Campeão Europeu, até 1964, Manuel da Luz Afonso abandonaria o cargo para aceitar, pouco tempo depois, o desafio de levar Portugal à fase final do Mundial de Inglaterra.

Escolheu para Treinador o brasileiro Otto Glória, que fora um dos grandes responsáveis pelo advento do profissionalismo no Benfica, e com um grupo de jogadores do mais completo que Portugal alguma vez produziu, e entre os quais se destacavam Eusébio e Coluna, tornou a fase de apuramento num autêntico «passeio», a despeito de ter como adversário nada menos do que o Vice-Campeão do Mundo, a Checoslováquia.

Manuel da Luz Afonso era um homem rigoroso e metódico. Essas suas características foram fundamentais para o êxito de Portugal no Mundial de 1966. Em 20 jogos à frente da Selecção Nacional conheceu apenas três derrotas: frente à Roménia (0-2), no último jogo da fase de apuramento, que já não tinha importância pontual; na meia-final de Wembley, frente à Inglaterra (1-2); e no primeiro jogo de apuramento para o Euro 68, frente à Suécia (1-2). Nesse momento, e descontente com o rumo que as coisas pareciam tomar na Selecção Nacional, disse adeus.

Foi substituído por José Gomes da Silva e não voltou ao futebol, dedicando-se à sua carreira de Gestor.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Loulé.

Fonte: “Câmara Municipal de Loulé”

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: