Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

cavalo-dos-ctt-antigoANTÓNIO MARIA PIMENTA, 2º Director Telégrafo-Postal do Distrito de Viseu, exerceu o cargo de 1888 a 1889. Nasceu no Barreiro, a 07-06-1844, e faleceu em Coimbra, a 11-07-1929. Era filho de Rafael Idésio Sebastião Maria Pimenta, Farmacêutico, e de D. Antónia de Jesus Correia, e irmão do Escultor e notável Gravador em madeira Rafael Maria Pimenta. Era pai do Coronel Belisário Pimenta.

Fez os Preparatórios nos Liceus de Lisboa e de Santarém de 1859 a 1864, e neste último ano ingressou na Escola de Telegrafia de Lisboa.

Admitido como Aspirante a Telegrafista, com o ordenado mensal de 9$000 réis, em 01 de Janeiro de 1865, foi, quatro meses depois, promovido a Telegrafista subalterno de 3ª Classe, e em 1867 a Telegrafista de 2ª Classe. Neste mesmo ano fez no Instituto Industrial de Lisboa as cadeiras de Física Geral e de Telegrafia, que lhe garantiram maior facildiade de acesso às categorias superiores.

Por efeito da Reforma de 1880 que uniu numa só Direcção Geral os Correios e os Telégrafos, até então separados. António Maria Pimenta, que ao tempo chefiava a Estação Telegráfica de Coimbra, teve no quadro do novo organismo a categoria de 2º Oficial.

Em 1887 foi promovido a 1º Oficial e colocado como Director dos Serviços Telégrafo-Postais do Distrito do Funchal, por Portaria de 19 de Julho daquele ano. Pouco ali se demorou, poi tendo vagado a Direcção de Viseu, pediu e obteve a transferência por despacho de 03 de Maio de 1888.

Em Fevereiro de 1889 foi transferido a seu pedido para idênticas funções em Coimbra, onde se manteve durante trinta e três anos, até que, cansado e carecido de repouso, deixou o serviço em Outubro de 1922, e aposentou-se em 20 de Janeiro seguinte.

Foi sócio fundador do Ginásio de Coimbra, em 1883, e da Cooperativa dos Empregados P+ublicos de Coimbra.

A Associação de Socorros Mútuos dos Distribuidores e Guarda-Fios Telégrafo-Postais de Coimbra homenageou António Maria Pimenta, em 1896, inaugurando o seu retrato na sala de sessões.

Foi funcionário honestíssimo, inteiramente votado às suas funções públicas, que cumpria com inexcedível zelo, pelo que lhe foi concedida a Medalha de Prata, de Bons Serviços dos CTT, em 1899.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: