Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

 

 

cavalo-dos-ctt-antigoFRANCISCO DOS SANTOS, 3º Director Telégrafo-Postal do Distrito de Viseu, exerceu o cargo de 1889 a 1892; 1º Chefe dos Serviços Telégrafo-Posrtais do Distrito de Viseu, exerceu o cargo em 1893. Natural de Viseu, nas a 04-09-1831 e faleceu a 18-01-1893. Era filho de Bento José de Matos e de D. Maria dos Santos. Foi casado com D. Maria Delfina de Sousa Santos e pai de Adolfo Santos e de Rui Alfredo Santos.

Serviu no Exército de 1847 a 1858 e neste último ano, sendo então Furriel de Infantaria, resolveu assentar praça no Corpo Telegráfico como Soldado.

Prestava serviço em Guimarães, como Cabo Telegrafista, em 1864, quando o Corpo Telegráfico se transfiornou num quadro de funcionalismo civil. Foi nessa altura classificado Chefe de Estação de 2ª Classe e colocado como encarregado de serviço na Estação Telegráfica do Porto.No final do ano é transferido para a Chefia da Estação de Viseu. Com a Reforma de Setembro de 1865, que dá nova orgânica aos quadros de pessoal da Direcção Geral dos Telégrafos do Reino, é-lhe atribuída a categoria de Telegrafista Chefe de 2ª Classe e mandado prestar serviço em Castelo Branco, donde um mês depois consegue regressar a Viseu como Chefe da Secção que superintendia nas Estações de Viseu, Mangualde, Celorico da Beira e Gouveia, e na linha de Viseu à Guarda.

Em Viseu se conservou até 1880, ano em que, por virtude da Reforma que reuniu numa só Direcção Geral os Correios e os Telégrafos, foi classificado como 2º Oficial nos quadros da nova Direcção, e colocado no Distrito de Lisboa.

Serviu depois como Director Telégrafo-Postal do Distrito de Vila Real (1883 a 1887); e em idênticas funções em Beja (1887 a 1889).

Promovido a 1º Oficial em Março de 1889, é na mesma data nomeado Director Telégrafo-Postal do Distrito de Viseu. Como consequência da Organização de 01 de Dezembrp de 1892 desapareceu a designação de Director, para ser substituída pela de Chefe de Serviços Telégrafo-Postais de Distrito, embora a função fosse exactamente a mesma.

Francisco dos Santos foi assim o primeiro funcionário daquela categoria no Distrito Administrativo de Viseu.

Faleceu na mesma Cidade a 18 de Janeiro de 1893, depois de trinta e cinco anos de trabalho ininterrupto nos Telégrafos e nos Correios.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: