“Sabia que o Estandarte da Câmara Municipal de Lisboa é da autoria de Raul Carapinha?”

 

rua-raul-carapinhaRAUL CARAPINHA, Pintor, nasceu em Alcochete, a 11-02-1876 e faleceu em Lisboa, a 27-08-1957. Era filho de Manuel Carapinha. Ficou órfão de pai aos 8 anos de idade, e ingressou na Casa Pia de Lisboa, onde foi o Aluno nº 1469, admitido em Janeiro de 1884. Funcionário da Câmara Municipal de Lisboa, foi o autor do Estandarte Municipal de Lisboa.

Pintor, após completar o respectivo Curso, matriculou-se na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, cursando ali, a expensas da Casa Pia, Desenho Geral e Pintura Histórica, de 1891 a 1899.

No Curso Geral de Desenho, pelo seu aproveitamento, foi premiado com uma Medalha de Prata e outra de Bronze. No Curso especial de Pintura Histórica foi discípulo do Mestre Veloso Salgado.

A partir der 1918 expôs regularmente na Sociedade Nacional de Belas Artes, onde obteve uma Medalha de 2ª Classe em Aguarela e uma Medalha de 3ª Classe em Pintura a Óleo.

Foi diversas vezes Vogal da Direcção da Sociedade Nacional de Belas Artes de Lisboa. Foi Professor de Desenho e Pintura do Ensino Particular e Desenhador-Artístico da Câmara Municipal de Lisboa.

Para além dos Prémios já citados, foi ainda galardoado com a Medalha de Prata na Exposição Internacional do Rio de Janeiro, em 1923.

Está representado no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa. Foi, também, o autor do projecto da Estufa Fria do Parque Eduardo VII.

É autor, entre outros, dos seguintes trabalhos: (óleo); Retrado de D. Maria Inez dos Santos; Rosas; Frutos, vidros e metais; Margaridas; Crisântemos; Romãs; Figos; aguarelas: Interior dos Jerónimos; Cebolas e Barco junto à muralha de Alcântara. Desenho a lápis: Piteiras (Praia da Ericeira); Estudo (Caldelas); Pinheirois (Foz do Arelho); Tapada das Ajuda; Solar Grandela (Foz do Arelho); Casa da Povoação (Foz do Arelho); Barco na Praia de Pedrouços.

O seu none faz parte da Toponímia de: Alcochete; Almada (Freguesia da Charneca de Caparica); Lisboa (Freguesia de São Domingos de Benfica, Edital de 01 de Maio de 1964, ex-Rua A à Rua das Furnas).

Fonte: “Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Colécção de Desenho Antigo da Faculdade de Belas Artes de Lisboa (1830-1935). Elementos Biográficos dos Artistas da Colecção, Pág. 91 e 92; Alberto Cláudio Rodrigues Faria”

Fonte: “Dicionário de Autores Casapianos”, (de António Bernardo e José dos Santos Pinto, Biblioteca-Museu Luz Soriano, Ateneu Casapiano, Lisboa, Edição de 1982, Pág. 73 e 74)

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 122)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: