Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

 

cavalo-dos-ctt-antigoDomingos José de ALMEIDA E SILVA, 3º Chefe dos Serviços Telégrafo-Postais do Distrito de Viseu, exerceu o cargo de 1899 a 1900. Natural de Coimbra, nasceu a 26-12-1843 e faleceu a 20-10-1915.

Admitido como Aspirante a Telegrafista em 1866 e classificado como Telegrafista de 4ª Classe em 1867, quando da Reforma de 1880, que unuiu num só Organismo a Direcção-Geral dos Correios e a Direcção Geral dos Telégrafos, Almeida e Silva foi classificado como 1º Aspirante para o novo quadro. Continuou a prestar serviço em Coimbra, onde fez quase toda a carreira, apenas com pequenas ausências nas Estações Telégrafo-Postais de Tábua e da Figueira da Foz.

Dedicado e competente, recebeu o encargo, nos primeiros tempos da sua vida de funcionário, de estudar a reconstrução das linhas telegráficas de Coimbra a Penacova e Poiares.

Em Junho de 1899 foi promovido a 2º Oficial e colocado como Chefe dos Serviços Telégrafo-Postais do Distrito de Viseu, na vaga ocorrida, pelo falecimento, meses antes, de Miguel Pinto.

Pouco se demorou no lugar, pois em Dezembro de 1900 ocupou idêntica posição, a seu pedido, no Distrito de Viana do Castelo; e em Junho de 1901 satisfez o ardente desejo de voltar à terra natal, obtendo a colocação de Subchefe da Estação de Correios e Telégrtafos de Coimbra.

Oito anos depois, cansado e falto de energia para o desempenho do cargo, um tanto edspinhoso, teve o desgosto de se ver transferido para a Chefia do Distrito da Horta. Doente, impossibolitado de seguir viagem, e convencido de que já dificilmente poderia desempenhar, como até então, os serviços que lhe cinfiavam, pediu a aposentação que veio a ser-lhe concedida em Julho de 1910.

Almeida e Silva, possuía a Medalha de Prata, de Bons Serviços nos CTT, desde 1899.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: