Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

cavalo-dos-ctt-antigoJoão ERSE DE FIGUEIREDO, 4º Chefe dos Serviços Telégrafo-Postais do Distrito de Viseu, exerceu o cargo de 1900 a 1917. Natural da Lousã, nasceu a 27-04-1865 e faleceu a 08-10-1917. Era filho de Joaquim José Erse, Chefe da Estação de Correios da Lousã, e de D. Maria da Piedade Correia de Figueiredo.

Erse é o aportuguesamento der Hertz, apelido de um técnico de indústria papeleira, alemão, que veio trabalhar para a fábrica de papel da Lousã, e que por lá ficou, e foi tronco dos diversos Erses portugueses.

Admitido nos Correios e Telégrafos, como Aspirante, para a Central Telegráfica de Lisboa, em 1886, fez uma carreira rápida, pois dois anos depois era 2º Aspirante; 1º Aspirante em 1894 e 2º e 1º Oficial em 1895, com intervalo de quatro meses de uma para a outra das duas últimas categorias.

Foi um empregado muito distinto, evidenciando-se especialmente como exímio manipulador e depois instrutor do aparelho telegráfico Hughes, pelo que mais de uma vez recebeu prémios pecuniários em concursos de manupulação do referido aparelho.

Nomeado Chefe da 1ª Secção da Central Telegráfica do Porto em Junho de 1895, pouco aqueceu o lugar, porque logo em Outibro desse ano foi Chefiar os Serviços do Distrito da Guarda, donde passou para igual função no Distrito de Viseu, a 04 de Dezembro de 1900. Em Viseu se conservou dezassete anos, até que, por motivos de ordem íntima, se suicidou no dia seguinte ao do casamento.

Por alturas de 1908 começa a sentir-se necessidade de abandonar a «Casa do Arco», onde se acentua a insuficiência dos compartimentos ocupados pelos Correios e Telégrafos. Pensa-se então na deslocação para o edifício do Colégio, ou seja para o antigo Paço dos Bispos, nik Adro da Sé, hoje aproveitado para o Museu Grão Vasco. Eram precisos vinte compartimentos do edifício, mas ass Obras Públicas acham exagerado, e afigura-se-lhes possível a instalação apenas no rés-do-chão. Mas tudo ficou em projecto. Cinco anos depois ainda se agitou a questão, mas de novo esqueceu.

Entretanto, com a autonomia dada aos Correios e Telégrafos, que passaram a constituir uma Administração-Geral, em virtude do Decreto-Lei de 24 de Maio de 1911, criaram-se novos serviços e ampliaram-se outros, do que resultou maior soma de trabalhos e responsabilidades para os Chefes Telégrafo-Postais dos Distritos.

Não obstante, durante o largo período emq ue dirigiu os Serviços do Distrito de iseu, Erse de Figueiredo afirmou-se um Chefe competentíssimo.

Do seu registo biográfico consta um louvor, averbado em 1916,pela inteligente organização de um processo relativo a descaminho de correspondências registadas.

Este distinto Funcionário Superior era irmão de Eduardo Erse de Figueiredo, também empregado sos CTT, e de Armando Erse de Figueiredo, Jornalista, Poeta e Prosador de muito merecimento que, com o pseudónimo de João Luso escreveu também para o Teatro, onde teve notável êxito a peça Nó Cego, premiada em 1911 pela Academia Brasileira, de que foi sócio correspondente. Era Oficial da Ordem de Santiago e Comendadcor da Ordem do Cruzeiro do Sul.

Na Lousã, sua terra natal, há uma Rua com o seu nome literário, e a Biblioteca Municipal da referida Vila guarda toda a livraria que pertenceu ao Poeta e este lhe legou em testamento.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lousã.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: