“CURIOSIDADES TOPONÍMICAS”

A Toponímia, para o comun dos cidadãos é, por difinição, simplesmente o nome de um Lugar ou Sítio, uma Avenida, Rua, Travessa, etc., no entanto, para os mais curiosos e(ou) estudiosos é um pouco mais do que um nome.

A Toponímia é uma das formas mais eficazes e duradouras de divulgação e preservação da História de qualquer povo.

A Toponímia deve ser precisa, concisa, clara e, sobretudo, para ser eficaz, deve atribuída atempadamente.

Vejamos algumas situações que não deveriam existir:

Existe no Município de Lisboa uma Artéria designada por: Rua Capitão Roby “Herói das Campanhas de África”.

O homenageado é um dos irmãos Roby, neste caso Sebastião Roby, mas existiram dois irmãos de apelido Roby,  João e Sebastião, ambos mortos em combate em África (Angola).

Teria sido muito mais elucidativo se a Câmara Municipal de Lisboa, tivesse, optado por acrescentar mais elementos biográficos do homenageado, ou seguido o critério do Município de Braga que, atribuiu  a designação de: Rua Irmãos Roby.

A Designação em Lisboa, foi atribuída através do Edital Municipal de 18 de Julho de 1933, à Rua B à Calçada da Picheleira (Freguesia do Beato).

Quanto à Rua Irmãos Roby, em Braga, desconheço a data da atribuição.

Aqui fica uma pequena biografia destes dois Portugueses, ambos, mortos em combate.

 

JOÃO Borges de Faria Machado Pinto ROBY de Miranda Pereira, Militar, nasceu em Braga, a 30-12-1875, e faleceu em combate, em Angola, a 25-09-1904. De família fidalga, descendia do célebre Nuno Gonçalves, alcaide de Faria, na região de Barcelos.

Foi Oficial da Armada Portuguesa que foi morto em combate no Sul de Angola, durante uma das campanhas de pacificação contra os povos kuanyama (cuanhamas) da região do Cunene.

Abraçou em 1890 a carreira da Marinha, passando a Aspirante de 1ª Classe em 1894. Servindo em Moçambique, tomou parte nas campanhas de Lourenço Marques (1894-1895) e de Gaza, tendo participado no combate de Macontene (21-07-1897).

Assinalou-se em Maganja da Costa durante a campanha dos Namarrais (1898). Promovido a Segundo-Tenente em 1897, foi Capitão dos portos de São Tomé e Príncipe e Comandante Militar do Zumbo (Moçambique).

Quando regressava à Metrópole soube em Moçâmedes da expedição que se preparava para combater os Cuanhamas, ofereceu-se como voluntário e veio a morrer batendo-se heroicamente numa emboscada em Umpungo. Era possuidor da Torre e Espada.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Braga (Rua Irmãos Roby).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 452)

 

SEBASTIÃO de Faria Machado Pinto ROBY, Militar, nasceu em Braga, a 30-10-1883, e faleceu em combate, em Angola, a 10-07-1915. Era irmão de João Roby, calmo e ponderado, em contraste com aquele, que era nervoso e vibrátil.  Assentou praça em 23-12-1899 e cursou a Escola do Exército, tendo sido promovido a Alferes em 1905.

Transferido, a seu pedido, para o Exército colonial, serviu em Moçambique (1908) e na Guiné (1909-1911). Por motivos de saúde voltou a Portugal Continental, e, de 1911 a 1914 foi Professor na Escola Central de Sargentos. Promovido a Capitão em 1914, seguiu como voluntário para Angola, onde organizou e disciplinou as companhias indígenas de Malanje e do Duque de Bragança.

Ofereceu-se como voluntário para uma missão arriscada, o guia da coluna, por traição, fê-la internar-se na região de Quitexe, que ele sabia ser necessário evitar a todo o custo, cercado pelos Cuanhamas, bateu-se heroicamente até ser morto. Recebeu a título póstumo a Cruz de Guerra de 1ª Classe.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Braga; Lisboa (Freguesia do Beato, Rdital de 18 de Julho de 1933, ex-Rua B à Calçada da Picheleira). (Rua Capitão Roby).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 452)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: