“Amadeu Ferreira, o maior conhecedor, divulgador e defensor do Mirandês, deixou-nos faz hoje dois anos”. Aqui fica um pouco do muito que ele fez”.

 

amadeu-ferreiraAMADEU José FERREIRA, Professor, nasceu na Freguesia de Sendim (Miranda do Douro), a 29-07-1950, e faleceu em Lisboa, a 01-03-2015. Licenciou-se em Direito (1990), pela Universidade de Lisboa. Fez Mestrado em Ciências Jurídicas (1995).

Em 1999 iniciou a tese de Doutoramento em Ciências Jurídicas sobre o tema “Compensação”. Fez o Curso Complementar de Filosofia no Seminário de Braga (1969) e completou o 3° ano do Curso de Teologia do mesmo Seminário (1972). Frequentou o Curso de Filosofia nas Faculdades de Letras da Universidade do Porto e de Lisboa. Fez o 3° ano do Curso de Formação Musical/Composição da Academia dos Amadores de Música.

Em 1991, por concurso público, graduado em l° lugar, ingressou no Ensino da Faculdade de Direito de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa, como Assistente Estagiário, função que suspendeu por ter sido nomeado Vogal do Conselho Directivo da Comissão do Mercado de Valores Imobiliários.

Em 2001/2002 foi nomeado Professor Auxiliar Convidado da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Em 1996/97 foi eleito representante no Conselho Científico da Faculdade de Direito de Lisboa e nos anos de 1997/ 1999 membro da Assembleia de Representantes da mesma Faculdade.

Era presidente da Associaçon de la Lhéngua i Cultura Mirandesa, presidente da Academia de Letras de Trás – Os -Montes, vice presidente da CMVM e professor convidado da Faculdade de Direito da universidade Nova de Lisboa. Desde 2004 comendador da Ordem De Mérito da Republica Portuguesa.

Principais Trabalhos Académicos e Obras Jurídicas publicadas: Amortização de quota e exoneração de sócio (1991), relatório de mestrado (não publicado); Tutela Penal do Direito de Autor (1991), relatório de mestrado (não publicado); Ordena de bolsa (1991), relatório de mestrado, publicado na Revista da Ordem dos Advogados, ano 52 II (Julho de 1992) pp. 467 ss.; Homicídio Privilegiado, trabalho apresentado ao concurso para assitente estagiário na Faculdade de Direito de Lisboa, publicado pela Livraria Almedina (1992); Introdução ao Direito Penal e crimes da área financeira, incluido na colectânea publicada pelo Instituto de Formação Bancária, Direito na Actividade Bancária 11 (1995); Valores Mobiliários Escriturais. Uni novo modo de representação e circulação de direitos, dissertação de mestrado, publicada pela Livraria Almedina (1997); Operações de Futuros e Opções, publicado na colectânea, Direito dos Valores Mobiliários, Editora Lex (1997); Direito dos Valores Mobiliários, 1 volume, sumários das lições dadas aos alunos da disciplina de Direito dos Valores Mobiliários, do 5° ano das menções de Ciências Jurídicas e de Ciências Jurídico Económicas, da Faculdade de Direito de Lisboa, publicado pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1998); Homicidio Privilegiado, aula dada ao 5° ano de 1996/97, incluído em Direito Penal II. Os Homicídios, de Margarida da Silva Pereira, publicado pela Associação Académica da Faculdade de Direito de Lisboa (1998); O carácter definitivo da compensação. Notas sobre unia directiva comunitária, publicada em Cadernos do Mercados de Valores Mobiliários, n° 2 (1998); O Código dos Valores Mobiliários Revista do Instituto de Formação Bancária (2000).

Principais actividades relacionadas com a Língua Mirandesa:

Obras literárias em mirandês (com o pseudónimo de Fracisco Niebro, àexcepção da primeira): Oubreiros i Camponeses (teatro), representada em Sendim e Genízio e transmitida pela RTP (1975); Çtino para ua léngua marimuaida, in htto:/ /www.brazancanet.pt/sendim/ (1999); Cebadeiros (poesia), ed. Campo das Letras (2000); Las Cuntas de Tiu Juquin (contos), ed. Campo das Letras (2001); “Amanhaibos curro podirdes” (conto), em revista Selecções de BD n.° 31 (2a série), de Maio de 2001; “Lã biaige” (conto), em revista Mealibra, n.° 8 (série 3), de Junho de 2001; “4 poemas, cun traduçon an pertués” (poemas) em Comentário Revista de Ciências Sociais e Hunianas, da FCSH da Universidade Nova de Lisboa, n.° 3, Junho de 2001; L Ancanto de las Arribas de l Douro, ed. INA e PNDI (2001); Ls Eibangeilhos de Deimingo, tradução para mirandês dos Evangelhos Dominicais a partir do texto latino da Vulgata, em curso de publicação no jornal Mensageiro de Bragança (2002); Garabatos i Rodadeiras, (teatro juvenil), representado na Escola EB23 de Sendim (2002); Ls doces de Tie Rosa (tradução com Carlos Ferreira da obra de Carla Lobo, Os Doces da Tia Rosa), Sons da Terra (2002). No prelo: Asterix l Goulés, (tradução efectuada com o apoio de Domingos Raposo, Carlos Ferreira e António Santos) Meribérica Liber (2001); Antologie de Poesie Pertuesa, traduzida an mirandés, ed. Campo das Letras (2002) publicação prevista para Setembro de 2002; L Bolo de l Beiso (poesia), ed. Sons da Terra (2002); “Seis poemas mirandeses”, pela revista ACERTE, da Universidade Complutense de Madrid. Em preparação: “Estatuto Jurídico da Língua Mirandesa” (obra conjunta com o Dr. Júlio Meirinhos) e a ser editada pela Livraria Almedina, Coimbra; “Manuel Ferreira Deusdado e a língua e cultura mirandesas”, a ser editado pela Câmara Municipal de Bragança; “L Lhibro de Is Berbos Mirandeses”; “Ls Quatro Eibangeilhos”, em edição prevista para o início de 2003 pela Sociedade Bíblica Portuguesa; “Studos subre 1 mirandés de 1 sul ou sendinés”; “Toponímia Transmontana questões de etimologia”. Estudos e Conferências sobre a Língua e Cultura Mirandesas: “L Mirandés Léngua Biba”, conferência proferida no 1° Festival Intercéltico (2000); “O Estatuto Jurídico da Língua Mirandesa”, conferência proferida na UTAD Universidade de Trás os Montes e Alto Douro (2001); “Bibir antre dues lénguas: ua spréncia de bilinguismo pertués mirandés”, comunicação no Instituto Superior de educação, Odivelas (2001); “A diversidade dialectal do mirandês”, participação no colóquio do REZOSA2001, Fonte Aldeia; “A língua e a literatura mirandesas”, comunicação na Biblioteca Pública de Braga (2001); “A língua mirandesa: seu percurso até aos nossos dias”, conferência proferida a conviten da direcção da Associação de Secretárias de Direcção, Lisboa (2001); “Modos de Tratamiento ne 1 mirandés de Sendin”, estudo publicado na revista EL FILANDARIOO.

Fonte: “Dicionário dos Mais Ilustres Transmontanos e Alto Durienses, III Volume, Editora Cidade Berço, Coordenação de Barroso da Fonte).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: