“Alda Nogueira,mais uma Mulher que merece ser recordada, Alda Nogueira faleceu, faz hoje 19 anos”

 

alda-nogueiraMaria ALDA Barbosa NOGUEIRA, Política e Engenheira, natural de Lisboa, nasceu a 19-03-1924 e faleceu a 05-03-1998. Era filha de uma Costureira de Alfaiate e de um Serralheiro Mecânico, em Alcântara, então um Bairro cheio de fábricas  e de trabalhadores.

Andou na Escola da Tapada, em Alcântara, e frequentou o Liceu D. Filipa de Lencastre, onde militou no Socorro Vermelho Internacional, recolhendo géneros e roupas para os espanhóis e foi Presidente da Associação Escolar durante vários anos.

No Filipa de Lencastre foi aluna de Manuela Palma Carlos, irmão do Professor Adelino da Palma Carlos, que lhe despertou o gosto para as Ciências Humanas, para a Literatura, de Irene Alice de Oliveira, Professora de História que lhe alargou a visão de História, do Mundo, de Alice Graça, Professora de Física, uma mulher republicana que tinha pertencido à Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, uma mulher interessantíssima, muito avançada para a época e de Maria José Estanco, “em Desenho”, mulheres que a influenciaram muito.

Também no Liceu, tornou-se amiga e camarada inseparável de Cecília Simões Areosa Feio] e de Maria Helena Alves Tavares Magro.

Licenciou-se em Ciências Físico-Químicas em 1946. Exerceu a docência no ensino liceal durante três anos. Abraçou, ainda estudante do Liceu, os ideais do socialismo, aos quais dedicou a vida inteira. Aderiu ao Partido Comunista Português em 1942, tendo passado à clandestinidade em 1949, quando se lhe abria uma carreira de investigadora científica. Foi presa em 1959, quando seu filho contava apenas seis anos de idade, tendo permanecido detida durante nove anos consecutivos.

Contou então com a defesa de alguns advogados de esquerda, entre os quais Jorge Sampaio.

Escreveu dois livros para crianças: “Viagem numa gota de água”, escrito na prisão, em Caxias, em Dezembro de 1962, e “Viagem numa flor”.

Após a revolução de 25 de Abril de 1974, foi deputada à primeira Assembleia Constituinte (1975) e à Assembleia da República durante três primeiras legislaturas, até Dezembro de 1983. Na Assembleia Constituinte integrou a Comissão de Sistematização e na Assembleia da República participou nas Comissões de Negócios Estrangeiros e da Emigração. Interveio frequentes vezes a favor dos trabalhadores portugueses emigrantes, reivindicando a promoção do ensino da língua portuguesa no estrangeiro, requerendo medidas de protecção aos emigrantes de visita a Portugal e pugnando pela aprovação de um projecto de lei sobre comissões consulares de emigrantes, susceptíveis de contribuir para a solução dos multiplos problemas com que estes se debatiam. Protestou contra a violação dos direitos do homem em diversos países, como a Nicarágua, El Salvador, a África do Sul e ainda em Timor Leste. Participou activamente nos debates em torno dos orçamentos gerais do Estado.

Consagrou muito da sua vida à causa da emancipação da mulher. Neste âmbito colaborou com Maria Lamas na Associação Feminina Portuguesa para a Paz e no Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas, ocupando posições de destaque nestas duas organizações. Após o 25 de Abril de 1974, colaborou no Movimento Democrático das Mulheres e integrou a Comissão da Condição Feminina.

Alda Nogueira, em 1988, foi condecorada com a Ordem da Liberdade e recebeu, em 1987, a Distinção de Honra do Movimento Democrático de Mulheres.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada; Amadora; Lisboa; Seixal (Freguesia de Aldeia de Paio Pires); Sintra (Freguesias de Agualva-Cacém, Queluz e Rio de Mouro)

Fonte: “Silêncios e Memórias”, (por João Esteves”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: