Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

cavalo-dos-ctt-antigoMário de Sousa da CUNHA PIGNATELLI, 2º Chefe da Circunscrição de Exploração dos Correios, Telégrafos e Telefones da Província da Beira Alta, exerceu o cargo de 1940 a 1947. Nasceu em Penamacor, a 26-11-1896, e faleceu em Viseu, a 06-04-1948. Era filho de José da Cunha Freire Pignatelli, e de D. Francisca de Sousa. Foi casado com D. Judite Saantareno de Sousa, com geração.

Tendo terminado os Cursos Comercial e de Telegrafia da Real Casa Pisa de Lisboa, entrou para os Correios e Telégrafos, como Praticante, em Agosto de 1904; no ano seguinte ingressou no quadro como Aspirante Auxiliar e foi colocado em Castelo Branco.

Veio três anos depois para a Central Telegráfica de Lisboa, e obteve sucessivamente a classificação de 2º Aspirante (1911) e 1º Aspirante (1917). Neste último ano segiu para França para actuar no Serviço Postal de Campanha (S.P.C.) do Corpo Expedicioonásrio Português a França (C.E.P.) com a patente de Alferes equiparado, e ali se conservou até Abril ded 1919.

3º Oficial em 1918 e 2º Oficial no ano imediato, foi dirigir o Distrito Telégrafo-Postal de Évora, em 1922, depois de uma estadia de dois anos na Direcção dos Serviços de Contabilidade, para onde voltou em 1929.

Classificado Sub-Inspector por virtude do Decreto nº 10.204, de 1924, foi, em 1934, colocado na Chefia Telégrafo-Postal do Distrito da Guarda, donde voltou a Lisboa, em 1939.

A 11 de Novembro de 1940 foi nomeado Chefe da Circunscrição de Exploração dos CTT da Província da Beira Alta.

Coincidiu com o período da suas gerência a ianuguração, a 13 de Julho de 1945, dos sistemas automáticos e semi-automáticos no grupo de redes telefónicas do Distrito de Viseu.

Cunha Pignatelli deixou o lugar por motivo de aposentação, em 24 de Fevereiro de 1947.

Tinha a Medalha Comemorativa da Campanha em França, na Primeira Grande Guerra; e do seu registo biográfico nos CTT constam dois Louvores por Bons Serviços.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: