“No Dia Internacional da Mulher”, e na impossibilidade de fazer referência a todas as Mulheres, deixo aqui alguns dados sobre uma Mãe coragem” “Herculana de Carvalho,A mãe que visitou o filho, Guilherme da Costa Carvalho, e os outros presos políticos deportados no Campo de Concentração do Tarrafal “

Ruas com história

Herculana de CarvalhoHERCULANA de Jesus da Costa Dias DE CARVALHO, Política, nascu no Porto, a 23-12-1900, e faleceu em Lisboa, a 16-05-1952. Sócia nº 6 da Delegação do Porto da Associação Feminina Portuguesa para a Paz. Sua mãe, Maria Custódia da Costa, nasceu em Vila Verde, a 17 de Junho de 1875, e faleceu em Évora, a 20 de Junho de 1959. Seu pai, José de Sousa Dias, nasceu no Porto e faleceu no Brasil, para onde emigrara, deixando a esposa com seis filhos. Estes, embora não tivessem passado dificuldades, sabiam o que custava a vida. Sua mãe e suas filhas mais velhas, entre elas Herculana, foram operárias alguns anos numa fábrica de têxteis que pertencia a uma família de origem polaca.

Um dos filhos dessa família veio, mais tarde, a casar com uma das suas irmãs, mãe de Regina da Costa Krasprzykowski e de João da Costa Krasprzykowski, ambos criados em…

View original post mais 1.894 palavras

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: