Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

cavalo-dos-ctt-antigoCustódio de ALMEIDA CASAIS, 3º Chefe da Circunscrição de Exploração dos Correios, Telégrafos e Telefones da Beira Alta, exerceu o cargo de 1947 a 1953. Natural da Freguesia de Serrazes (São Pedro do Sul) a 10-04-1895, e faleceu na Freguesia de São Mamede de Infesta (Matosinhos) em 1969. Era filho de Fradique de Almeida Casais e de D. Maria de La Salete Casais.

Terminado o Curso da Escola Prática de Correios e Telégrafos de Lisboa, entrou como Praticante em 1915, e em 1917 ingressou no quadro como Aspirante.

Pelo Decretop nº 10-204, de 1924, coube-lhe a classificação de Oficial de 1ª Classe, em em 1929 teve a promoção a Oficial Principal.

Quando se deu a reorganização dos quadros do pessoal dos CTT, em Dezembro de 1938, Almeida Casais foi classificado com 2º Oficial, mas treze meses depois era promovido a 1º Oficial.

Como empregado executante prestou serviço quase ininterruptamente em Viseu, e aí se conservou, ao ascender ao cargo de Sub-Chefe de Serviço (1940) e Chefe de Serviço de Exploração de 2ª Classe (1947).

Quando Cunha Pignatelli se aposentou em 1947, Almeida Casais assumiu a direcção da sua Circunscrição, embora a título de interino e nesse lugar se manteve até Março de 1953.

Aposentou-se em Junho de 1956. Foi funcionário hinesto, disciplinado, e do seu registo biográfico constam diversos Louvores.

Bibliografia: “Assistentes do Correio-Mor do Reino em Viseu”, (por Godofredo Ferreira, Edição dos CTT, Lisboa 1960)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: