Augusto Abelaira, Jornalista e Escritor, se fosse vivo, faria hoje 91 anos de idade.

 

Augusto AbelairaAUGUSTO José de Freitas ABELAIRA, Jornalista, Escritor e Professor, nasceu na Freguesia de Ançã (Cantanhede), a 18-03-1926, e faleceu em Lisboa, a 04-07-2003. Licenciado em Ciências Histórico Filosóficas na Faculdade de Letras de Lisboa, exerceu o Magistério durante algum tempo, tendo-se, mais tarde, dedicado ao Jornalismo, tendo sido director da Seara Nova e Vida Mundial, foi ainda Presidente da Associação Portuguesa de Escritores.

É autor de romances, peças de teatro e contos. Situa-se- na evolução da corrente neo-realista, acrescentando-lhe, ao nível temático, uma autocrítica da sua geração feita com lúcida ironia, e, ao nível da linguagem, uma técnica de montagem de diálogos e monólogos.

Recebeu, ao longo da sua vida, vários prémios, tais como: Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio Eça de Queirós, Prémio Pen Clube, Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional dos Críticos Literários.

Obras principais: A Cidade das Flores, (1959); Os Desertores, (1960); A Palavra É de Oiro, (Teatro, 1961); O Nariz de Cleópatra, (Teatro, 1962); As Boas Intenções, (Romance, 1963); Enseada Amena, (1966); Bolor, (Romance, 1968); Ode (quase) Marítima, (Monólogo, com Desenhos de Maria Keil, 1968); Quatro Paredes Nuas, (Contos, 1972); Sem Tecto, Entre Ruínas, (Romance, Prémio Cidade de Lisboa, 1978); Anfitrião, Outra Vez, (Teatro, 1980); O Triunfo da Morte, (1981); O Bosque Harmonioso, (1982); O Único Animal Que?, (1985); Deste Modo ou Daquele, (1990); Outrora, Agora, (1996); Nem Só mas Também, (póstumo, 2004).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Cantanhede (Freguesia de Ançã); Lisboa (Freguesia de Nossa Senhora de Fátima); Oeiras; Seixal (Freguesia de Corroios).

Fonte: “Quem É Quem – Portugueses Célebres”, (Coordenação de Leonel Oliveira, Círculo de Leitores, Lisboa, 2008, Pág. 008).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: