“RUAS QUE JÁ TIVERAM OUTROS NOMES”

Palacete ViscondeSabia que a Rua D. Dinis, já se designou por Rua Visconde de Santo Ambrósio?. O nº 2 da actual Rua D. Dinis, era a residência do Médico Francisco António de Oliveira Nanorado, 1º Barão e 1º Visconde de Santo Ambrósio, nascido em Elvas, 17-09-1828 e faleceido em Lisboa a 02-06-1904.

Formou-se em Medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Foi nomeado Cirurgião-Médico da Casa Real em 24-04-1860. O seu trabalho durante a epidemia de febre amarela, em Lisboa, foi de tal modo importante que foi agraciado com a “Medalha de Febre Amarela” da Câmara Municipal de Lisboa. Era sócio efectivo da Sociedade de Ciências Médicas.

O título de 1º Barão de Santo Ambrósio foi-lhe concedido em 1874 (Decreto de 02 de Maio) e o de Visconde de Santo Ambrósio por Decreto de 17-12-1884. Possuía o grau de Cavaleiro da Ordem da Torre e Espada.

Depois da morte do Visconde de Santo Ambrósio o imóvel já foi, entre outras coisas, residência da família Cortez Pinto, família fundadora dos Laboratósios Sanitas e sede da Associação Central da Agricultura Portuguesa.

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: