Vítor Crespo, Militar de Abril, se fosse vivo, faria hoje 85 anos de idade

 

Amadora 1759VÍTOR Manuel Trigueiros CRESPO, Militar, nasceu em Porto de Mós, a 21-03-1932, e faleceu em Lisboa, a 17-12-2014. Concluído o ensino secundário, ingressou na Escola Naval, com o objectivo de seguir as carreira de Oficial da Marinha. Mal rebentaram as guerras coloniais, no início da década de 60, Vítor Crespo foi mobilizado para várias comissões de serviço, quer em navios da marinha, quer nas instalações do ramo sobretudo nas ex-colónias da Guiné, Angola e Moçambique.

Como militar distinto, Vítor Crespo foi galardoado em 26 de setembro de 1970 como cavaleiro da Ordem Militar de Avis. Representou a marinha portuguesa em múltiplas ações da NATO.

Integrou desde a origem o movimento dos militares que arquitetaram o golpe militar. Na noite da revolução, Vítor Crespo chegou à Pontinha por volta das 22 horas e 30 minutos, fardado de branco, e apenas reconheceu Otelo Saraiva de Carvalho. Por instantes mostrou-se perplexo, ao deparar-se apenas com outros quatro oficiais (Hugo dos Santos ainda não havia chegado), ele habituado que estava a frequentar centros de operações da NATO, com imensas cartas militares e inúmeros meios, onde nunca havia menos de meia centena de oficiais, e ali confrontava-se com um dispositivo mínimo, e um mapa do Automóvel Clube de Portugal afixado numa prancheta.

Mas rapidamente o Capitão-Ttenente Vítor Crespo ocupou o único lugar reservado à marinha no posto de comando do Movimento das Forças Armadas instalado no Quartel da Pontinha. A partir daqui, Vítor Crespo coordenou as operações reservadas ao seu ramo, quer na prevenção reservada às embarcações que a partir do mar estavam atribuídas àquele ramo, quer para as unidades militares que já integravam previamente o movimento revoltoso, e as que foram aderindo depois de concretizado o golpe.

Consumada a operação militar na madrugada de 25 de Abril, Vítor Crespo manteve-se no posto de comando do MFA, e às 11 horas da noite desse mesmo dia – 24 horas após o início do golpe – continuou no seu posto, organizando os preparativos para uma reunião entre a Junta de Salvação Nacional, entretanto constituída, e oficiais que estiveram ligados à redação do programa do Movimento das Forças Armadas. Participaram nessa reunião o Tenente-Coronel Franco Charais, o Major Vítor Alves, o Capitão Costa Martins, e o Capitão-Tenente Vítor Crespo.

Foi nomeado membro do Conselho de Estado em 31-05-1974. Foi um dos signatários do Acordo de Lusaka em 07-09-1974. Na sequência do 07 de Setembro, foi nomeado Alto Comissário em Moçambique em 10-09-1974, cargo qure acumulou com o de Comandante das Forças Armadas naquela Província Ultramarina até Junho de 1975. Foi na sua qualidade de Alto Comissário que mandou destruir os procressos da PIDE e DGS relativos a Moçambique, ao mesmo tempo que permitiu detenções arbitrárias e abusivas dos direitos humanos.

Foi Ministro da Cooperação de 26-09-1975 a 22-07-1976, e membro do Conselho da Revolução de 1975 a 1982.

Em 29-09-1978 foi nomeado Superintendente interino do Serviço de Coordenação da extinção da PIDE/DGS e LP, durante o impedimento de Sousa e Castro.

Passou à reserva em 21-03-1989 com a patente de Contra-Almirante, e ocupou o cargo de Director da Biblioteca Central da Marinha.

Em 1983 foi agraciado com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e em 2005 com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Amadora; Porto de Mós.

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 104).

Fonte: “TSF – Rádio Notícias”

Fonte: “Jornal Diário de Notícias, Edição de 17 de Dezembro de 2014”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: