“RUAS QUE JÁ TIVERAM OUTROS NOMES”

 

Sabia que a Rua Conselheiro Arantes Pedroso, na ex-Freguesia da Pena, actual Freguesia de Arroios, em Lisboa, já se designou por Rua da Inveja?.

 

José António ARANTES PEDROSO, Médico e Professor, natural de Lisboa, em 1822 e faleceu em 1897. Médico Cirurgião pela Escola Médica de Lisboa (1845). Lente de Patologia Externa na Escola Médica de Lisboa (1851). Director da Escola Médica de Lisboa (1887). Cirurgião do Hospital de São José e Director do Banco do mesmo Hospital (1880). Presidente da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa (1854). Conselheiro de Estado honorário e Comendador da Ordem de Cristo.

Com outros colegas foi fundador da “Gazeta Médica”. Fez parte da Junta Consultiva da Saúde Pública. Espírito muito culto, notabilizou-se no professorado, alcançando também uma grande reputação como Médico, principalmente como habilíssimo operador, afirmou-se, ainda, no jornalismo científico. Defendeu a cremação como a melhor prática higiénica aplicada à consumição dos cadáveres.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Lisboa (ex-Freguesia da Pena, actual Freguesia de Arroios, Edital de 26-03-1897, ex-Rua da Inveja).

Fonte: “Médicos na Toponímia de Lisboa”, (de Luís Silveira Botelho, Edição da Câmara Municipal de Lisboa, 1991, Pág. 29 e 30)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: