“Os Centenários”

 

Vítor Macedo Pinto, Compositor, Magistrado e Diplomata, se fosse vivo, faria hoje 100 anos de vida.

 

Macedo PintoVÍTOR Coelho MACEDO PINTO, Compositor, Magistrado e Diplomata, natural do Porto, a 23-03-1917 e faleceu a 31-10-1964. Distinguiu-se como Compositor, Pianista e Crítico Musical. Foi discípulo de Luís Costa, Viana da Mota e Winfried Wolf, em Piano, e de Cláudio Carneiro e Fernando Lopes-Graça, em Composição. Personalidade multifacetada e de sólida cultura, além de exercer uma notável carreira de Pianista, foi Professor nos Conservatórios de Coimbra, Braga e Porto, onde leccionou nos Cursos Superiores de Piano e Composição.

De entre as publicações para as quais Vítor Macedo Pinto escreveu, contam-se o Diário de Notícias, Jornal de Notícias, O Primeiro de Janeiro, Seara Nova, Gazeta Musical e Arte Musical.

A par da sua carreira como Músico, Macedo Pinto formou-se em Direito na Universidade de Coimbra, exercendo a Magistratura nos Tribunais de Trabalho. Em 1948, ingressou na carreira Diplomática, desempenhando funções no Ministério dos Negócios Estrangeiros. Em 1957, ocupou o seu último posto, em Carachi (Paquistão), desempenhando funções de Secretário da Legação Portuguesa. Victor Macedo Pinto faleceu no Porto, em 1964.

A sua obra musical, constituída por uma grande diversidade de géneros, caracteriza-se por um lirismo essencialmente lusitano, apresentando um carácter simultaneamente nacional e cosmopolita. De particular expressão são as Sete Canções Antigas (1950), que o Compositor escreveu para canto, flauta e piano, e a Sonata para Violino e Piano, reveladora do seu eclectismo musical.

Das suas obras, destacam-se ainda Elegia a Luís Costa, para piano, e as músicas de cena para Medeia, de Eurípedes, para flauta, piano e percussão, e Antígona, de Sófocles, para canto, flauta, piano e percussão.

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” (Direcção de Salwa Castelo-Branco, 3º Volume, L-P, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1ª Edição, Janeiro de 2010, Pág. 1010)

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: