Os CTT, com este ou com outros nomes que foram tendo ao longo dos anos, tiveram, para o seu prestígio e engrandecimento, a contribuição de muitas pessoas. São essas pessoas que, dentro da medida do possível, pretendo dar a conhecer.

Azeitão 1564José BARRETO GOMES, nasceu em Azeitão (Setúbal), em 1756, e faleceu em Lisboa em 1829. Funcionário Superior dos CTT. Aos 18 anos de idade entrou para o serviço do Correio-Mor. Em 1799, os Correios voltaram à posse do Estado, e Barreto Gomes, que desempenhava o lugar de Tenente do Correio-Mor, passou à categoria de Director do Correio Geral de Lisboa, que correspondia não só à função de dirigente dos Serviços da Capital, como a de principal orientador e coordenador das relações de todos os Correios.

José Barreto Gomes, dirigiu superiormente os Serviços de Correios, de 25 de Dezembro de 1807 a Abril de 1808, e de 15 de Stembro de 1808 a 05 de Setembro de 1810. Voltou a ocupar as mesmas funções em 1820.

Quando, em 1799, os Correios voltaram à posse do Estado, Barreto Gomes, que desempenhava então o lugar de Tenente do Correio-Mor, teve no novo organismo a categoria de Director do Correio Geral de Lisboa, a que correspondia a função não só de dirigente dos serviços da Capital, mas também, e principalmente, a de orientador e coordenador das relações de todos os Correios do País.

Infelizmente a sua vida de funcionário não foi isenta de amarguras. A Guerra Peninsular, as lutas civis, e tantos outros males daquela época fizeram-se sentir fortemente nos Correios, e Barreto Gomes, já idoso, nem sempre soube manter-se à margem das paixões: atitudes dúbias e fraquezas de disciplina, com natural repercussão nos serviços que dirigia, carrearam-lhe desgostos. Que devem ter contribuído para o estado de loucura que o atacou em 1826.

Por direito do cargo habitava no edifício do Correio-Geral, na Calçada do Combro, nº 38, onde funciona a Leiloeira Correio-Velho; as dois passos da modesta casinha da Travessa André Valente, onde viveu e morreu Bocage. Talvez como consequência da vizinhança, os dois homens conheceram-se, estimavam-se, e o genial Poeta recebeu do vizinho alguns subsídios pecuniários.

O General Junot, que entrara em Lisboa à frente de uma parte do seu desmantelado exército nos fins de Novembro de 1807, conservou as autoridades portuguesas até Fevereiro de 1808, em que começou a substituí-las por entidades francesas ou afrancesadas.

Para a Administração dos Correios e Postas entraram, em Abril, Mr. Savin como Inspecteur du Courrier Général e Mr. Forgeot, Inspecteur de la Poste.

Enquanto durou a ocupação francesa, e especialmente depois que a situação de guerra em Espanha dificultou as comunicações, estabeleceu-se uma Posta Militar entre Lisboa e a fronteira espanhola, por Almeida, servida por Soldados portugueses e Soldados do corpo de dragões franceses, e dirigida pelo Comandante de esquadrão Mr. Thomas.

Mas 57 léguas a percorrer de Lisboa a Almeida havia 14 estações de mudas, cada uma delas sob a responsabilidade de um Oficial Português.

Logo que o exército francês embarcou, após a Convenção de Sintra, e as tropas inglesas entraram em Lisboa, a 15 de Setembro de 1808, nesse mesmo dia o Major-General Beresford chamou Barreto Gomes de novo à frente dos Serviços de Correios, para que o informasse sobre o estado das comunicações, e em especial sobre o estado das postas destimadas a assegurar as ligações com a Espanha.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Setúbal (Azeitão*)

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 12, Pág. 523)

Fonte: “Dos Correios-Mores do Reino aos Administradores Gerais dos Correios e Telégrafos”, (De Godofredo Ferreira, 2ª Edição, revista e aumentada, Lisboa, 1963)

Fonte: “Velhos Papéis do Correio”, (de Godofredo Ferreira, Editado pelos CTT, Edição de 1949)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: