“Uma Poetisa na Toponímia de Oeiras”. No dia em que Salette Tavares completaria 95 anos de idade, deixamos aqui esta pequena homenagem.

 

Salette TavaresMaria de la SALETTE Arraiano TAVARES de Aranda, poetisa portuguesa, nasceu na cidade de Lourenço Marques (actual Maputo, Moçambique), a 31-03-1922, e faleceu em Lisboa, a 30-05-1994. Era filha de Francisco Tavares Duarte e de Maria Guilhermina Amélia Arraiano.

Deixou aquela antiga colónia ainda criança (1932), embora na idade adulta ali tenha voltado por breves períodos. Licenciada em Ciências Histórico-Filosóficas (1948), pela Faculdade de Letras de Lisboa, dedicou-se a partir de 1949 a estudos especializados de filosofia estética, linguagem e teoria da arte, designadamente em França, Espanha e Itália, trabalhando directamente com, entre outros, Gabriel Marcel, Maurice Merleau-Ponty e Louis Lavelle. Publicou nos anos sessenta, na revista Brotéria, importantes ensaios de estética: «Forma e Criação», «Forma Poética e Tempo», «Teoria da Informação», etc. Um volume que colige esses trabalhos nunca passou do prelo. Também publicou estudos de filosofia, inspirados no signo do existencialismo cristão. A estreia poética deu-se com Espelho Cego (1957). A sua actividade no âmbito da poesia espacial começou no final dos anos quarenta, temdo colaborado em Poesia Experimental e Hidra e participado de Visopoemas (1965). Encontra-se representada em diveras antologias, nacionais e estrangeiras. Foi Presidente da secção portuguesa da Associação Internacional dos Críticos de Arte. A edição da sua obra poética completa, Poesia 1957-1971 (1992), valeu-lhe o Prémio do Pen Clube.

Obras principais: Poesia: Espelho Cego, (1957); Concerto em Mi Maior para Clarinete e Bateria, (1961); Letras de Pedro Sete, (1965); Quadrada, (1967); Lex Icon, (1971); Poesia 1957-1971, (1992); Poesia Gráfica, (1995, póstuma). Ensaio: Aproximação do Pensamento Concreto de Gabriel Marcel, (1948); Arquitectura, Semiologia e Mass Media, (1969); Menez, (1983).

O seu nome faz parte da Toponímia de: Oeiras.

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. V, Publicações Europa América)

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres”, (de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 1273).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 505).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: