“Esquecidos da História” A Actriz Isabel Oliveira, nasceu faz hoje 150 anos.

 

 

Maria ISABEL da Costa OLIVEIRA, Actriz, nasceu na Freguesia da Pocariça (Cantanhede), a 05-04-1867, e faleceu em Lisboa, a 06-04-1915. Conhecida na gíria teatral, por Isabel Tainha, por este ser o apelido dos seus avós, que também eram artistas.

Casou com o Actor Henrique de Oliveira (1865-1935), tendo nascido do casal os filhos: Ausenda, Cármen e Egídia de Oliveira (todas Actrizes) e o Violinisra Raul de Oliveira. Actuou no teatro ligeiro, no Teatro Príncipe Real, no Teatro da Rua dos Condes e no Teatro Avenida, onde alcançou êxito assinalável na interpretação das revistas P’ra Santanás e João José.

Depois de larga temporada ausente da cena, reapareceu no Teatro S. Luís, na revista ABC, onde, então, actuava sua filha Ausenda, em pleno êxito.

Convidada por Artur Duarte, foi à Alemanha, para a gravação de discos. Porém, em virtude da Primeira Grande Guerra (1914), teve de regressar a Portugal.

Fonte: “Dicionário de Mulheres Célebres, de Américo Lopes de Oliveira, Lello & Irmão Editores, Edição de 1981, Pág. 989”

Fonte: “O Grande Livro do Espectáculo”, (Personalidades Artísticas do Século XX, 2º Volume, de Luciano Reis, Editado por Fonte da Palavra, 1ª Edição, Outubro de 2011, Pág. 253)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: