A Bailarina Isabel Queiroz, se fosse viva, faria hoje 69 anos de idade.

 

Isabel QueirozMaria ISABEL de Meneses Mourão QUEIROZ, Bailarina, nasceu em Oeiras, a 07-04-1948, e faleceu no Hospital de Santa Maria, em Lisboa, a 13-12-2007. Muito jovem entrou para o Grupo Experimental de Ballet. Iniciou aos sete anos de idade os estudos de dança clássica com a Professora Ruth Asvin, no Lisboa Ginásio Clube.

Possuidora de excelente técnica, tando na dança clássica como na dança moderna, e dotada de vibrátil temperamento dramático, é uma das estrelas do Ballet Gulbenkian, onde trabalhou com Maurice Béjart, no dueto “Werbern Opus 5”, ao lado de Ger Thomas.

Em 1985 recebeu o Prémio Nova Gente, para a melhor Bailarina do ano, e em 89 dançou pela última vez com o Ballet Gulbenkian, na Cidade de Lubliana na antiga Jugoslávia, o bailado “Ghost Dances” da autoria de Christopher Bruce, com Milko Sparemblek a assistir. Nesse mesmo ano assumiu o cargo de ensaiadora, transmitindo a muita experiência acumulada aos mais novos, e, em 1993 o de Mestra de Bailado.

O público teve oportunidade de a ver no palco da Gulbenkian em obras como “Amor de Perdição”, “Catulli Carmina”, “O Lago dos Cisnes”, “O Combate de Tancredo e Clorinda”, “Pulcinella”, “Tekt”, “Ao Crepúsculo”, “Wirligogs”, “O Trono”, “Cinco Tangos” e “Werbern Opus 5”.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Oeiras.

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 435).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: