O Guitarreiro (Construtor de Guitarras) Manuel Cardoso, se fosse vivo, faria hoje 84 anos de idade.

 

Manuel CardosoMANUEL  CARDOSO, Guitarreiro, nasceu em Montão, Freguesia de Oliveira do Douro (Cinfães), a 08-04-1933, e faleceu em Odivelas, a 17-07-1991. Trabalhou, inicialmente, em Cinfães do Douro, como Carpinteiro e Marceneiro, vindo em 1960 para Lisboa, para tratar de problemas de saúde.

Devido à sua capacidade no trabalho com madeiras, foi fácil empregar-se no Salão Musical de Lisboa, à Rua dos Anjos, nº. 37 C onde fabricava estojos para instrumentos de sopro. Sentindo-se com outras ambições, foi trabalhar para a oficina do construtor Álvaro Marciano da Silveira, onde aprendeu as técnicas da construção de instrumentos de corda, sendo o responsável pela continuação da tradição do seu mestre.

Estabeleceu-se na década de 70 em Odivelas onde criou a sua própria oficina de Construção no Casal do Privilégio, donde saíram guitarras, violas, banjos e de bandolins de muito boa qualidade sendo também dignos de registo os meticulosos consertos efectuados por Manuel Cardoso.

Foi um grande guitarreiro e violeiro português, dedicando toda a sua vida a esta arte. demonstrandouma permanente inquietação na pesquisa de novos materiais e nos processos de construção. Segundo o seu filho Óscar Cardoso, o seu Pai queria saber mais e mais e nenhuma técnica lhe parecia inútil.

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX” (Direcção de Salwa Castelo-Branco, 1º Volume, A-C, Temas e Debates, Círculo de Leitores, 1ª Edição, Janeiro de 2010, Pág. 242)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: