Baptista Bastos, um dos últimos grandes Jornalistas da “Escola da Tarimba”, deixou-nos ontem, aos 83 anos de idade.

 

Baptista BastosArmando BAPTISTA BASTOS, Jornalista e Escritor, natural de Lisboa, nasceu a 27-02-1934 e faleceu a 09-05-2017. Estudou na Escola de Artes Decorativas de António Arroio e no Liceu Francês. Foi profissional de jornalismo no Diário Popular. Estreou-se nas letras com o ensaio O Filme e o Realismo, 1962.

Iniciou a sua carreira profissional, aos dezanove anos de idade, em O Século, após ter realizado os Estudos Secundários na Escola de Artes Decorativas António Arroio e no Liceu Francês.

Em 1953, Subchefe de Redacção de O Século Ilustrado, assinou uma coluna de crítica, «Comentário de Cinema», iniciando, assim, um estilo jornalístico inovador, polémico e polemizante.

Baptista Bastos pertenceu, também, aos quadros redactoriais de República, O Diário, Europeu, Almanaque, Seara Nova, Gazeta Musical e de Todas as Artes, Época e Sábado. Desempenhou funções de Redactor da Agence France Press, em Lisboa.

Trabalhou no vespertino Diário Popular durante 23 anos, tendo assinado reportagens, entrevistas e crónicas, com um estilo inconfundível. Colaborou, como Cronista, em diversos periódicos, nomeadamente Jornal de Notícias, A Bola, Tempo Livre e, como crítico, no Jornal de Letras, Artes e Ideias, Expresso, Jornal do Fundão e Correio do Minho.

Fundou o semanário O Ponto, periódico que registou uma série de entrevistas semanais. Aos microfones da Antena Um e da Rádio Comercial leu algumas das suas crónicas. Foi colunista do Público e do Diário Económico.

«Conversas Secretas» era o título de um programa seu, iniciado em 1996, no canal da SIC. Nessas “Conversas Secretas”, fazia a todos os convidados a pergunta “onde é que estavas no 25 de Abril?”, o que seria mais tarde glosado por Herman José no programa “Herman Enciclopédia”.

Publicou em 1963 o seu primeiro romance, a que deu o título O Secreto Adeus, deu a lume, além disso, os livros de ficção O Passo da Serpente, (1965); Cão Velho Entre Flores, (1974); Elegia Para Um Caixão Vazio, (1984); A Colina de Cristal, (1987, Prémio Pen Clube e Prémio Cidade de Lisboa); Um Homem Parado no Inverno, (1991); O Cavalo a Tinta-da-China, (1995); No Interior da Tua Ausência, (2002); As Bicicletas em Setembro, (2007), e as colectâneas de crónicas As Palavras dos Outros, (1969); Capitão de Médio Curso, (1978); O Homem em Ponto, (1984); Lisboa Contada pelos Dedos, (2001); A Cara da Gente, (2008).

Ao longo da carreira, o autor conquistou vários prémios, designadamente, o Prémio Literário Município de Lisboa, em 1987, pelo romance “A Colina de Cristal”, que lhe valeu também o Prémio P.E.N. Clube Português de Ficção, no ano seguinte.

Em 2002, recebeu o Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, pela obra “No Interior da Tua Ausência”. Em 2003, venceu o Grande Prémio de Crónica da Associação Portuguesa de Escritores pelo livro “Lisboa Contada pelos Dedos”.

Em 2006, recebeu os prémios de Crónica da Sociedade da Língua Portuguesa, João Carreira Bom, e do Clube Literário do Porto.

Fonte: “Dicionário Cronológico de Autores Portugueses”, (Vol. VI, Organizado pelo Instituto Português do Livro e das Bibliotecas, Publicações Europa América, Coordenação de Ilídio Rocha, Pág. 250, 251 e 252).

Fonte: “Dicionário do 25 de Abril”; (Verde Fauna, Rubra Flor, de John Andrade, Editora Nova Arrancada, Sociedade Editora, S.A.. 1ª Edição, Setembro de 2002, Pág. 39).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 73 e 74).

Fonte: “Jornal Expresso”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: