“Pierre Curie, o Cientista, esquecido da Toponímia Portuguesa”

 

Pierre CuriePIERRE CURIE, Cientista, natural de Paris (França), nasceu a 15-05-1859 e faleceu a 19-04-1906. Laureado com o Prémio Nobel da Física de 1903, prémio que partilhou com sua mulher, Marie Curie, e com Henri Becquerel. Licenciado em Física pela Faculdade de Ciências da Sorbonne, em 1878, manteve-se ligado a essa instituição, inicialmente como demonstrador no Laboratório de Física. Em 1882, tornou-se supervisor de todo o trabalho prático nas Escolas de Insdústria Química e de Física. Doutorou-se em Ciências em 1895 e passou a leccionar Física.

Em 1900 tornou-se Professor na Faculdade de Ciências e, em 1904, passou a Professor titular.

Pierre Curie descobriu a poezoeletricidade (fenómeno descoberto em colaboração com seu irmão Jacques Curie) e estudou as simetrias em Física. Em 1895, Pierre Curie descobriu a inda que as substâncias magnéticas, abaixo de uma certa temperatura (conhecida como “ponto Curie), perdiam ol ferromagnetismo que se transformava em paramagnetismo.

Em 1895, Pierre Curie descobriu que, abaixo de certa temperatura ( a qual e, actualmente designada de ponto Curie), o ferromagnetismo se transforma em paramagnetismo.

Nesse mesmo ano casou com Marie Curie e a partir dessa data, todas as pesquisas passaram a ser feitas em conjunto, designadamente a que abriu caminho à descoberta do polónio e do rádio.

Em connunto com a sua mulher, Marir, descobriu o fenímeno da radioatividade, a partir de novos elementos que emitiam espontaneamente radiações. Desde então, continuaram a trabalhar juntos e, em 1898, conseguiram isolar um novo elemento, o polónio (nome do país de origem de Marir). Meses mais tarde, descobriram o rádio (Ra). Em 1903 Becquerel, Marie e Pierre receberam, em conjunto, o Prémio Nobel da Física, pelos seus estudos sobre a radioatividade.

Fonte: “Grande Enciclopédia do Conhecimento”, (Volume 5, Pág. 729)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: