A popular Actríz Luísa Barbosa, se fosse viva, faria hoje 94 anos de idade.

 

Luísa BarbosaLUÍSA BARBOSA, Actriz, nasceu em Ferreira do Alentejo, a 16-05-1923, e faleceu em Setúbal, a 21-08-2003. Luísa Barbosa residia na Estrada Baixa de Palmela, em Palmela. Estreou-se no teatro na companhia independente Centelhas de Viseu, já extinta. Foi aí, numa das representações do grupo, pouco depois do 25 de Abril, que o seu talento foi reconhecido por Carlos César, que a desafiou a integrar o elenco fixo da companhia que tinha fundado e que dirigia: o Teatro de Animação de Setúbal.

No Teatro, trabalhou em várias peças, mas, podemos destacar o seu papel na peça «Dona Xepa», com a qual percorreu o País, tendo mesmo representado para o, então Presidente da República Mário Soares, numa das suas Presidências Abertas, em que contracenou com o Actor Duarte Vítor, actual director do TAS.

Estreou-se em televisão na primeira telenovela portuguesa, «Vila Faia» (1982), dirigida por Nicolau Breyner. Além de «Vila Faia», participou nas telenovelas «Chuva na Areia» e «Palavras Cruzadas». Trabalhou em várias séries de comédia, como «Eu Show Nico», também com Nicolau Breyner, «Gente Fina é Outra Coisa», em que contracenou com Amélia Rey Colaço, Mariana Rey Monteiro, Simone de Oliveira e Nicolau Breyner, «O Meu, o Teu e o Nosso», «Queridas e Maduras», e, mais recentemente, «As Lições do Tonecas», com o actor Luís Aleluia.

Participou também em espectáculos de revista, como «Há mas São Verdes». A sua passagem pelo cinema iniciou-se em 1986 com «O Vestido Cor-de-Fogo», tendo participado depois em filmes mais recentes, como «Jaime» (1999), de António Pedro Vasconcelos, «Zona J» (1998), de Leonel Vieira, e «Camarate» (2000), de Luís Filipe Rocha.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Sobreda de Caparica).

Fonte: “Jornal Correio da Manhã”

Fonte: “Jornal Público”

Advertisements

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: