No dia em que passa mais um aniversário sobre o nascimento da Cantora Lírica Fernanda Corte-Real, aqui fica esta pequena homenagem.

 

Fernanda Corte RealMaria FERNANDA CORTE-REAL de Almeida, Cantora Lírica, nasceu na Golegã, a 07-06-1900, e faleceu em Lisboa, a 08-09-1983. Filha do Dr. Fernando José de Almeida, Médico naquela Vila, e de Maria Eugénia Leme Corte-Real de Almeida. Estudou em Lisboa com Eugenia Mantelli e, mais tarde, com Ângela Penchi.

Após ter participado em alguns concertos, estreou-se como Cantora de Ópera em 06 de Janeiro de 1923, interpretando a parte de “Micaela”, da Cármen, no Teatro de São Carlos, com Helene Sadoven e Stefan Belina. Nessa temporada foi ainda “Princesa Xenia” da Ópera Boris Gordunov, levada então pela primeira vez à cena no nosso País. Em Março seguinte cantou no Porto (Teatro de São João) as mesmas Óperas e Rosas de Todo o Ano, com Alice Pancada.

Na temporada de 1923-1924, em Fevereiro e Março, figurou de novo no elenco do São Carlos. Fernanda Corte-Real efectuou ainda nos teatros da Trindade (Lisboa), Luísa Todi (Setúbal), Sá da Bandeira (Porto), Coliseu (Lisboa) e Variedades (Lisboa).

Actuou ao lado das ilustres figuras como: Tomás de Alcaide e Alves da Silva. Ao longo da sua carreira, a artista tomou parte em inúmeros concertos, o último dos quais no Sindicato dos Músicos Portugueses, em 9 de Junho de 1940.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Golegã (*)

Fonte: “Cantores de Ópera Portugueses”, (Mário Moreau, II Volume, Bertrand Editora, Edição de 1987, Pág. 1091 a 1103).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: