O Tenente Valadim, herói das campanhas de pacificação de África, nasceu, faz hoje, 152 anos.

Existem, um pouco por todo o território nacional, Artérias com a designação de Tenente Valadim, mas poucos serão os portugueses que saberão, de facto, que foi esse herói. Aqui fica um pouco da sua história.

 

Tenente ValadimEduardo António Prieto Valadim, que ficou conhecido por TENENTE VALADIM, nasceu em Lisboa, a 13-06-1865, e faleceu (assassinado, pelo régulo Mataca) em Moçambique, em 1890. Ficou assinalado na história da colonização e ocupação de África Portuguesa pela designação de Tenente Valadim. Era filho de Eduardo Augusto Valadim (Oficial da Armada) e de Dona Irene Adelaide Prieto Valadim. Fez Curso Secundário no Colégio Militar, matriculando-se na Escola do Exército, indo servir no ultramar em 26-11-1884, como Alferes para a Guarnição da Província de Moçambique, para onde partiu a 22-02-1885.

Percorreu quase toda a Província e fez, pelo sertão, uma viagem a Manica, tomou parte na guerra dos Vátuas, foi com o governador a Zanzibar e fez parte da expedição que tomou à força a baía de Tungue. Quando se declarou, em 1888, a guerra com os herdeiros do Bonga, estava doente, contudo seguiu para Quelimane, com o Governador-Geral. Voltou, porém, a Moçambique por ordem expressa do Governador visto os padecimentos se agravarem. Obteve licença da Junta da Saúde e seguiu para o Cabo da Boa Esperança e dali para Lisboa. Chegou a Lisboa em 31-08-1889.

Iniciou tratamento, mas, ainda convalescente, partiu para Moçambique em 18-11-1889. Foi nomeado chefe de uma missão ao régulo Mataca, nos sertões de Cabo Delgado, tendo partido para Ibo, voltando a Moçambique por não conseguir carregadores.

Em 13-06-1889 foi promovido a Tenente, sendo condecorado com o Grau de Cavaleiro da Ordem de Cristo. Após sessenta dias de viagem marchou para leste do lago de Niassa para submeter o régulo Macaugira, onde se demorou três dias, continuando através das terras que dominavam os régulos Hacuassinga, Matomangi e Nhembi, pelos quais foi recebido. A este último entregou o Tenente Valadim a Bandeira Nacional e em troca recebeu dele um filho para o guiar e servir de salvo-conduto para terras do audacioso régulo da região do Niassa, Mataca onde chegou ao cabo de seis dias de vaiagem. O régulo Mataca não estava nas casas da povoação, mas noutra casa próxima. Valadim dirigiu-se para ali com o intuito de lehe entregar os presentes que lhe eram destinados e a Bandeira de Portugal. Foi bem recebido. Era depois do pôr do sol e, por isso, parece que combinaram que a Bandeira de hasteasse na manhã do dia seguinte. Pelas 7 horas da manhã do dia seguinte o tenente Valadim, o seu criado José e o aspirante Almeida içaram a Bandeira portuguesa que viram subir num mastro improvisado. Alguns negros, principais súbditos de Mataca, arriaram a Bandeira para a esfrangalhar. Valadim, Tomás de Almeida e o fiel criado José, quiseram impedir o desacato. Mataca aproximou-se com gente armada, e sem nada dizer, deitou mão ao tenente Valadim e decepou-lhe a cabeça de um só golpe, e, do mesmo modo aos outros dois.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Abrantes; Almada; Barcelos; Beja; Cartaxo (Freguesia de Pontével); Cascais; Castelo Branco; Chaves; Coimbras; Esposende; Faro; Figueira da Foz; Guarda; Ílhavo; Leiria; Lisboa; Matosinhos (Freguesia do Lavras); Montemor-o-Velho; Montijo; Penafiel; Peniche; Pinhel; Portalegre; Porto; Póvoa de Varzim; Santarém; Setúbal; Tindela; Torres Novas; Torres Vedras; Vila Nova de Gaia.

(Nota: Em Viana do Castelo, a Rua Tenente Valadim, foi substituída pelo nome de: Rua Cónego Domingos Borlido).

Fonte: “Revista Militar, nº 2544, de Janeiro de 2014”

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: