Alípio de Freitas, deixou-nos ontem, ficámos todos mais pobres, Alípio de Freitas era um Político com ética e com moral.

Alípio de FreitasALÍPIO Cristiano DE FREITAS, Jornalista, Padre e Político, nasceu em Vinhais, a 17-02-1929, e faleceu em Lisboa, a 13-06-2017. Foi Padre em Portugal e Revolucionário no Brasil; e é pai da Cantora Luanda Cozetti. Ainda Padre, em São Luís do Maranhão, no Brasil, tem, a partir de 1957, os seus primeiros contactos com o movimento camponês. Daí sairia a ATAM, Associação dos Trabalhadores Agrícolas do Maranhão, que em 1962 contava com mais de 70.000 camponeses organizados.

Professor na Faculdade de Filosofia de S. Luís, manteve intensa actividade no “Jornal do Povo” e no “Jornal do Maranhão”. A Cúria reprovou a sua actividade revolucionária e desligou-se da hierarquia da Igreja. A seguir, assumiu o seu lugar nas Ligas Camponesas e foi eleito para a Secretaria Executiva da Frente de Mobilização Popular.

O golpe militar de Março de 1964 apanhou-o no Rio de Janeiro. Exilado no México e em Cuba, voltou ao Brasil clandestinamente. Preso em maio de 1970 só seria libertado em 1979. Desde 1999 que é Professor convidado da Universidade Lusófona de Lisboa.

Fundador, em 1993-1994, da CBL – Casa do Brasil de Lisboa. Fundador, em 2004, da Casa Grande do Brasil, no Seixal, Associação que atende as necessidades e interesses das comunidades brasileiras na margem esquerda do Tejo (Almada e Seixal). Presidente da Associação José Afonso.

Regressou a Portugal ainda na década de 1980, tendo trabalhado na RTP até 1994. Foi co-autor de vários programas (“Fim de Semana”, com Mário Zambujal, Carlos Pinto Coelho e José Nuno Martins, “À procura do socialismo”, com Mário Lindolfo). Foi também eleito para a Comissão de Trabalhadores da RTP. A actual CT fez-se representar ao lado de centenas de pessoas, algumas delas trabalhadores da RTP, numa homenagem a Alípio de Freitas, em janeiro de 2017, recordando esse seu mandato precursor.

Participou, em Abril de 2010, de uma histórica reunião ampliada da Comissão Nacional da Liga dos Camponeses Pobres, em Goiânia (GO), que reuniu diferentes gerações do movimento camponês combativo, ocasião em que foi homenageado juntamente com Clodomir de Morais, Elio Cabral, Walter Valadares e Dirce Machado. Nesta importante reunião que se estendeu por dois dias, membros das coordenações regionais e convidados debateram a situação política nacional e internacional, a questão agrária e a aplicação do programa agrário revolucionário para uma transformação radical do campo.

Também em 2010, Alípio de Freitas ingressou no Conselho Editorial de AND e tomou parte no II Seminário da redação do  jornal A Nova Democracia, no Rio de Janeiro. Na ocasião, todos os presentes puderam aprender muito com as experiências de Alípio como jornalista e militante revolucionário.

Desde então, o combativo intelectual português tem prestado valorosas contribuições à Imprensa Popular e Democrática, sempre com apontamentos profundos. Desde Portugal, em correspondência com a dircção do jornal, enviou artigos próprios, de outros jornalistas e órgãos de imprensa, mantendo-nos a par dos acontecimentos na Europa e em outras partes do mundo. Alípio recebe quinzenalmente os exemplares de AND e sua leitura é compartilhada com companheiros de trabalho e luta em Portugal.

Está ligado ao Tribunal Mundial sobre o Iraque, assim como a diversos movimentos sociais e associações, nomeadamente o Fórum Social Mundial.

O corpo de Alípio de Freitas, seguirá para Alvito, onde viveu os últimos anos da sua vida.

Fonte: “RTP Notícias”

Fonte: “Jornal A Nova Democracia”, (Jornal publicadfo no Brasil)

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: