António de Lima Fragoso, um Compositor Português, que faleceu muito jovem quando havia ainda muito a esperar do seu talento.

 

No dia em que passa mais um aniversário sobre o nascimento de António de Lima Fragoso, deixamos aqui uma breve Biografia.

 

Lima FragosoAntónio de LIMA FRAGOSO, Compositor e Pianista, natural na Freguesia da Pocariça (Cantanhede), nasceu a 17-06-1897, e faleceu a 13-10-1918. Faleceu vítima de pneumónica apenas acabado o curso de Piano no Conservatório Nacional de Lisboa. Era uma das mais promissoras esperanças da música portuguesa.

As primeiras noções musicais foram-lhe transmitidas pelo seu tio, António dos Santos Tovin, Médico e Músico amador.

Depois da Instrução Primária foi viver para o Porto a fim de frequentar o Liceu, onde prosseguiu os estudos musicais, especialmente de Piano, com o Professor Ernesto Maia. Frequentou ainda o Curso Superior de Comércio, para satisfazer os desejos da família, mas acabou por abandoná-lo dois anos depois.

Fixou-se em Lisboa e inscreveu-se no Conservatório Nacional, onde estudou com Tomás Borba (Harmona), Luís de Freitas Branco (Acompanhamento e Leitura de Partituras) e Marcos Garin (Piano) (1914-1918.

Apresentou-se pela primeira vez em público na Acacemia de Amadores de Música a 16 de Maio de 1916, num concerto integralmente preenchido com obras suas.

Compôs, para piano: Três Peças do Século XVIII, Canção e Dança Portuguesa, Dança Popular, Suite, Sete Prelúdios, Sonata, Dois Nocturnos, etc. Outras composições: Trio (piano, violino e violoncelo), Suite Romântica (violino e piano), Toadas da Minha Terra (canto e piano) e Canções do Sol Poente (com poemas de António Correia de Oliveira.

A Par de influências do impressionismo francês, há na sua música forte personalidade poética de raiz nacional.

O seu nome faz parte da Toponímia de: Almada (Freguesia da Charneca de Caparica); Cantanhede.

Fonte. “Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira” (Volume 15, Pág. 101 e 102)

Fonte: “Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX, II Volume C-L”, (Direcção de Salwa Castelo-Branco, Edição do Círculo de Leitores, Temas e Debates, 1ª Edição, Fevereiro de 2010, Pág. 517 e 518).

Fonte: “Quem É Quem, Portugueses Célebres”, (Círculo de Leitores, Coordenação de Leonel de Oliveira, Edição de 2008, Pág. 230).

Anúncios

No comments yet

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: